Páginas
terça-feira, 12 de novembro de 2024
Texto Áureo Lição 07 - A Promessa de um Coração Novo. Ezequiel 36.26
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 12 DE NOVEMBRO DE 2024 (Provérbios 4.23)
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
12 DE NOVEMBRO DE 2024
DO CORAÇÃO PROCEDEM AS SAÍDAS DA VIDA
Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, ”
Alguns dos ditados no Livro de Provérbios parecem ser chavões. Este provérbio talvez seja a expressão mais contundente deste fato: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
O segredo da vida pura é apresentado nos versículos 20-27. Ela é, em primeiro lugar, a confiança no Deus que nos capacita a trilhar o caminho da justiça e retidão. "Filho meu, atenta para as minhas palavras” (20). Para atentarmos a isso devemos “guardar” nossos ouvidos (20); “guardar” nossos olhos (21,25); “guardar” nossos corpos (22); “guardar” nossa boca [...] lábios (24); “guardar” nossas mãos e pés (27).
Mas esse versículo diz que sobretudo devemos guardar o nosso coração. Esdras, o primeiro escriba fazia isso: “Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Esdras 7.10).
“... porque dele procedem as fontes da vida”.
O coração precisa ser guardado com toda a diligência, porque dele procedem as saídas (“fontes”, ARA) da vida; “dele fluem as fontes da vida”. Ele é o centro dos sentimentos, dos afetos e da vida mesma. É dele que partem as emoções e as determinações mais íntimas do ser humano.
Horton diz: “Toda conduta é resultado de fontes escondidas. Todas as palavras são a expressão de pensamentos. A coisa primeira e mais importante é que as fontes escondidas dos pensamentos e sentimentos sejam mantidas puras.
‘Eu gostaria que o senhor mudasse o meu coração’, disse Sekomi, chefe de uma tribo na África, a Livingstone. ‘Dê-me remédio para mudá-lo, porque é orgulhoso, orgulhoso e zangado, sempre zangado’. Ele não queria ouvir falar da forma neotestamentária de mudança de coração; ele queria uma forma exterior, mecânica — e seria impossível encontrar essa forma”.
Israel estava precisando de um coração novo: “E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração” (Jeremias 24:7). E todo aquele que não nasceu de novo também precisa.
Jesus falou da necessidade da pureza da alma quando mostrou que o coração do homem é a fonte de todos os pensamentos e atos maus (Mateus 15.18-19; Marcos 7.20-23). Ele anunciou a pureza de coração como uma das bem-aventuranças da nova aliança: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5.8).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/11/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
MESQUITA, Antônio Neves. Estudo no Livro de Provérbios — princípios para uma vida feliz. Rio de Janeiro: JUERP, 1979.
HARPER, A. F. (Ed.). Comentário Bíblico Beacon. Vol. 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.