Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 28 DE OUTUBRO DE 2024 (Números 21.9)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
28 DE OUTUBRO DE 2024
A SERPENTE NO DESERTO COMO UM TIPO DE CRISTO

Números 21.9 E “Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. ”

 

“Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; ”

Deus enviou serpentes ardentes sobre o povo, pois este tinha pecado contra Ele: “Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel” (v.6). A gravidade do flagelo e da extensão terrível da mortalidade fizeram o povo a reconhecer o pecado e somado as intercessões de Moisés, que implorou, Deus se compadeceu do povo.

Ele mesmo proporcionou a salvação após o arrependimento do povo: Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará” (Oseias 6:1) ARA. Deus falou com seu Servo Moisés que ele deveria construir uma serpente de bronze e pendura-la sobre uma haste: “Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela” (v.8).

 

“... e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. ”

A ordem do Senhor foi obedecida, e o efeito prometido também teve cumprimento, pelo que este versículo reitera a informação dada no versículo anterior, levando-nos a entender que, “um a vez cumprida a ordem divina, os efeitos desejados foram obtidos".

A figura da serpente em bronze foi elevada sobre um poste ou pendão, para que pudesse ser vista nas extremidades do acampamento hebreus. Todos que haviam sido mordidos e que olhavam para ela eram curados.

Este método peculiar de cura foi projetado, em primeira instância, para mostrar que era a eficácia do poder de Deus e da graça não, o efeito da natureza ou da arte. Essa serpente de metal foi preservada pelos filhos de Israel e levada à terra de Canaã, até que finalmente foi destruída pelo rei Ezequias, depois de ter sido transformada em um objeto de adoração idólatra: “Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã” (2 Reis 18.4).

A antiga serpente (Satanás) era a causa da morte, temporal e espiritual. Cristo Jesus, ‘em semelhança de carne pecaminosa’ (Romanos 8.3), foi feito pecado por nós (2 Coríntios 5.21), e assim cumpriu, conforme Ele mesmo disse a Nicodemos, o tipo da serpente de bronze (João 3.14,15). Cristo tem poder para salvar todos os que olham para ele por causa de seus pecados: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:14-15).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

FAUSSET, A. R.; BROWN, David; JAMIESON , R. Jamieson, Fausset and Brown’s commentary on the whole Bible. Grand Rapids: Zondervan Classic Reference Series, 1999.Crossway Books, 1999.

CHAMPLIN, Norman.O Novo Testamento Interpretado: Versículo Por Versículo, Volume 1. São Paulo: Hagnos, 2001.