Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 14 DE OUTUBRO DE 2024 (2 Coríntios 11.2)


 LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
14 DE OUTUBRO DE 2024
A IGREJA É A NOIVA DE CRISTO, O SEU NOIVO

2 Coríntios 11.2  “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.”

 

“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus;”

Deus é apresentado no antigo testamento como Deus zeloso (Êxodo 20.5). O zelo de Jeová consiste no fato de ser Ele o único para Israel, e este não deveria partilhar o amor e a adoração com nenhuma divindade das nações. Esse direito de exclusividade era algo inusitado na época e único na história das religiões, pois os cultos pagãos antigos eram tolerantes em relação a outros deuses.

No grego koine, o termo possui tanto um sentido bom - ‘ardor, devoção’ -, quanto mau - ‘desconfiança, inveja’. No AT Deus declara que Ele mesmo manifesta o ardor, a devoção ou a desconfiança por parte de seu povo: “Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto” (Isaías 59.17).

Paulo compara seu zelo para com a igreja como o de Deus. O zelo de Paulo pode também ser comparado ao zelo de Fineias: “Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão; E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel” (Números 25:7, 8). Paulo não era zeloso no sentido de ser possessivo ou querer controlar os irmãos. Ele zelava pela igreja porque zelava por Cristo.

O apóstolo estava pronto para combater qualquer doutrina que ameaçasse desviar os crentes do evangelho que ele fora comissionado a proclamar: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 1.3).

 

“... porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.”

A igreja é apresentada metaforicamente de várias formas. Essas metáforas contribuem para a nossa compreensão descrevendo sempre uma função a ser observada. Aqui o Apóstolo Paulo diz que tem preparado a igreja para se apresentar como uma virgem pura a um marido.

Nos tempos bíblicos, era costume os pais escolherem esposas para seus filhos (Genesis 38.6). Eventualmente, um filho dizia ao pai que desejava determinada noiva, e o pai, então, negociava com os pais ou guardiãs da moça em questão (Genesis 34.4, 8). O pai da noiva com ajuda dos envolvidos ficava então responsável pela castidade da noiva.

A palavra grega para "noiva" é a tradução do grego parthenos, que possui o sentido de "uma donzela", "virgem, enquanto a palavra "pura" é a tradução do termo grego hagnos, com o sentido de "pureza, sendo ela ética, ritual e cerimonial, isto é, aquilo que é "casto.

A idéia de castidade, portanto, está presente. A metáfora, logo, tem o sentido de pureza espiritual. A igreja, assim como uma noiva que se mantinha pura para o seu futuro esposo, deve manter-se pura para Cristo. O Apóstolo se sentia com a responsabilidade de instruir a igreja para apresentá-la a Cristo sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5.27).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/10/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

GONÇALVES, José. O Corpo De Cristo – Origem, Natureza e Missão da Igreja no Mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

 (PFEIFFER, C. F. Dicionário bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006, p. 2039.)

SILVA, Esequias Soares da. Os dez mandamentos: valores divinos para uma sociedade em constante mudança. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202109_01.pdf