Páginas
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 30 DE SETEMBRO DE 2024 (Jeremias 1.11)
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
30 DE SETEMBRO DE 2024
DEUS VELA POR SUA PALAVRA PARA CUMPRIR
Jeremias 1.11 “Veio ainda a palavra do Senhor, dizendo; Que vês tu, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.”
“Veio ainda a palavra do Senhor, dizendo; Que vês tu, Jeremias?”
Depois de comissionar o profeta, Deus confirmou sua palavra para Jeremias por meio de duas visões, uma de ordem (a vara de amendoeira) e uma de promessa (a panela ao fogo). O que Jeremias viu tem sido chamado de “visões inaugurais” por alguns estudiosos; no entanto, não podemos estar certos de que elas tenham seguido imediatamente após o seu chamado.
Se as visões não vieram logo após o seu chamado, foram dadas muito cedo no ministério profético de Jeremias, porque Deus parece usá-las para assegurá-lo do seu chamado profético.
Aqui se inicia a visão da amendoeira com a pergunta de Deus: “Que vês tu, Jeremias?”
“E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.”
Jeremias responde dizendo o que vê “uma vara de amendoeira”. Em outros trechos, a vara simboliza o julgamento divino (Números 17.11; Ezequiel 7.10; Zacarias 11.7,10,14). Isso pode significar que o sentido básico da parábola é que o julgamento divino contra Judá era iminente, e que o cativeiro babilônico era esse julgamento.
A amendoeira é a árvore que desperta mais cedo na primavera, isso era uma lição tanto para o profeta como para o povo a quem estava sendo enviado. A palavra na sua composição na língua hebraica significa despertar. Isso tanto pode significar o despertar do profeta, como da nação.
Portanto, a amendoeira era a “árvore acordada”, por ser a primeira da Palestina a florescer e produzir frutos. Essa árvore explodia em uma inflorescência gloriosa no fim do mês de janeiro, muito antes de outras árvores o fazerem. O galho seco que Arão escolheu para Deus revelar suas vontade foi uma vara de amendoeira: “Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas” (Números 17.8)
Yahweh cuidaria para ver suas palavras florescer em Jeremias, ou seja, outra maneira de dizer que Seu poder soberano se cumpriria em Jeremias. “A amendoeira era o vigia, a árvore que se apressava em despertar, antes que todas as outras árvores, de seu sono de inverno. Isso expressava a pressa divina, que não permitiria adiamentos no cumprimento da graciosa promessa de Deus, mas, antes, por assim dizer, faria a árvore rebentar em folhas, florescer e produzir frutos”.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
27/09/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.
MESQUITA, Antonio Neves. Estudo no Livro de Jeremias e Lamentações de Jeremias. Juerp, 1979.
HARRISON, R. K. Jeremias e Lamentações: Introdução e comentário. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1980.
HARPER, A. F. (Ed.). Comentário Bíblico Beacon. Vol. 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.