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sábado, 15 de junho de 2024

Hebreus 2:15

 

Hebreus 2:15 “E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. “

 

O medo da morte é recorrente e comum. Apesar de ela ser um fato humano a tememos. Mas uma vez que Cristo triunfou sobre a morte: “Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela; (Atos 2.24). Cristo possui as chaves  da morte: “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:18).

A morte não é o fim da estrada; é apenas uma curva na estrada. A estrada apenas serpenteia através desses caminhos pelos quais Cristo mesmo caminhou. Freqüentemente dizemos que Cristo nos encontrará do outro lado: “Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor  (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor” (2 Coríntios 5.6-8)

Havia uma menina que morava ao lado de um cemitério e para chegar mais rápido em casa quando voltava da escola ela atravessava o cemitério. Um espectador curioso a perguntou a menininha se ela não sentia medo de atravessar o cemitério. Ela replicou: “Não, não tenho medo, pois minha casa é do outro lado!”. Nunca se deve temer um êxodo se for o caminho para um lugar melhor.

E assim é. Na morte, os cristãos mudam de um lugar para outro. Há motivo para pranto, mas não “como os outros que não têm esperança”. Essa confiança faz com que os descrentes percebam que os cristãos morrem de maneira distinta. Cristo garante a nós: “E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (João 14:3).

Aristides, maravilhou-se com o sucesso extraordinário do Cristianismo e escreveu a um amigo: “Se algum homem justo entre os cristãos partir deste mundo, eles regozijam-se, agradecem a Deus e acompanham o corpo com cânticos e ações de graças como se estivessem partindo de um lugar para outro lugar próximo.”

Crisóstomo criticou as lamentações públicas exibidas em sepultamentos de sua época: Quando eu presencio os lamentos em lugares públicos, os gemidos pelos que já partiram desta vida, os uivos e todo tipo de comportamento inadequado, envergonho-me perante os pagãos e judeus e hereges que assistem a isso, e de fato perante todos que por essa razão riem e escarnecem de nós... Que Deus conceda que todos vocês partam desta vida sem serem pranteados! Ele acreditava que a tendência de chorar inconsolavelmente pela morte de um ente querido gerava descrentes.

Martinho Lutero disse: “Quem teme a morte ou não a vê com bom grado não é suficientemente cristão. Porquanto, tal pessoa carece de fé na ressurreição e ama esta vida mais do que a vida por vir.

Paulo, disse: ”tenho grande desejo de “partir e estar com Cristo, o que é muito melhor” (Filipenses 1:23) Cristo disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (João 11:25,26).

Como uma fé forte ajuda o cristão a não ter medo da morte? Primeiramente, ela dá a segurança de um lar celestial (2 Coríntios 5:1).  Em segundo lugar, ela acaba com o aguilhão da morte (1 Coríntios 15:54, 55).  Em terceiro lugar, ela provê a crença numa eternidade que “é incomparavelmente melhor” do que a vida na terra (Filipenses 1:22, 23).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/3/2024

FONTES:

SILVA, Severino Pedro da. Epístola aos hebreus: as coisas novas e grandes que Deus preparou para você. Rio de Janeiro: CPAD, 2003

GONÇALVES, José. A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na carta aos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD,2017.

GUTHRIE, Donald. Hebreus: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1999.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201403_03.pdf

Hebreus 2:14

 

Hebreus 2:14 ”E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;”

 

”E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas,”

Cristo é consubstancial com o Pai e o Espírito Santo. Nós somos carne e sangue. Esse versículo afirma que Cristo participou da condição humana, tornando-se Homem através da encarnação: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14)

Por causa da sua natureza divina Cristo é chamado de Unigênito do Pai (João 3.16). Por causa da sua encarnação ele é chamado de Filho do homem. Era necessário que Cristo assumisse a natureza humana para que nós participássemos da natureza divina: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (2 Pedro 1:4).

Cristo então, através do mistério da encarnação se torna carne e sangue: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gálatas 4:4,5)

O docetismo (Sec II), era uma heresia dos primórdios do cristianismo, ensinava que Jesus só parecia ser humano, não tendo realmente participado de carne e sangue. A palavra “docetismo” vem do grego dokeo, que significa “parecer”. Hebreus refuta de uma vez por todas essa doutrina falsa, mostrando que as tentações de Jesus foram reais: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hebreus 4:15).

 

“... para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;”

Eis aqui um dos motivos porque Cristo teve que morrer. Aniquilar quem tinha o poder ou império da morte, ou seja, o Diabo. A morte entrou no mundo por um homem (Adão): “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram” (Romanos 5:12).

Por causa do Pecado: “Ora, o aguilhão da morte é o pecado” (1 Coríntios 15:56) a morte entrou no mundo. Ou seja, o pecado gera a morte conforme diz Paulo: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23). Logo salário do pecado significa conseqüência do pecado.

Deus havia dito a esse Adão: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:16,17)

A morte entrou no mundo por influencia do diabo .Ele é chamado de homicida desde o princípio. Por isso lhe é atribuído o império ou poder da morte. Por isso Cristo veio aniquilar quem tinha o poder sobre a morte.

A palavra traduzida por “aniquilar” (katargeo) não significa aniquilar nem destruir, mas “incapacitar”. João disse a mesma coisa sobre o poder de Satanás. Primeira João 3:8 nos informa: “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/3/2024

FONTES:

SILVA, Severino Pedro da. Epístola aos hebreus: as coisas novas e grandes que Deus preparou para você. Rio de Janeiro: CPAD, 2003

GONÇALVES, José. A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na carta aos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD,2017.

GUTHRIE, Donald. Hebreus: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1999.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201403_03.pdf

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 15 DE JUNHO DE 2024 (Mateus 25.46)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
15 DE JUNHO DE 2024
PASSAR A ETERNIDADE TEM A VER COM UMA ESCOLHA

Mateus 25.46E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”

 

E irão estes para o tormento eterno,”

Quem são estes? Esses serão as nações apartadas a esquerda daquele que se assentará no trono da sua glória (Mateus 25.31): “E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda” (Mateus 25.33). Essas nações bodes diz o Pastor Antonio Gilberto: deverão ser povos sanguinários, beliscosos e perseguidores de Israel que seguiram o Anticristo.”

Os pecadores serão conduzidos à punição eterna. A sentença será, então, executada rapidamente, e não existe adiamento, não há tempo para se solicitar uma revisão da sentença. A execução dos pecadores é mencionada primeira; pois primeiro é juntado e queimado o joio.

Eles irão para o tormento eterno. “Eterno” significa “sem fim, que nunca cessa, que dura para sempre”. A declaração de Jesus não nos permite limitar a duração do inferno e dizer que os perdidos serão aniquilados ou consumidos. “Aionios” é usado para descrever a duração tanto do inferno como do céu: Se limitarmos a duração do inferno, então teremos também que limitar a duração do céu.

Este lugar foi preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25.41). Por causa do Seu grande amor, Deus fez tudo o que era necessário para evitar que a humanidade fosse para esse lugar terrível de tormento (João 3:16, 17, 36). Os homens não herdam o fogo eterno (contraste com os justos, v. 34), mas vão para lá recusando a graça de Deus.

 

“... mas os justos para a vida eterna.”

Deus separará os seus verdadeiros seguidores dos fingidos e dos infiéis, e os seus destinos serão completamente diferentes:Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá” (Salmos 1.6). Não há meio-termo nem uma terceira opção (como o suposto purgatório).

A vida eterna é retratada como uma recompensa para os justos (as ovelhas) que serviram obedientemente o Rei. Eles são verdadeiramente “abençoados” pelo Pai. Como herdeiros, “herdam” o reino celestial que foi preparado para eles desde o começo dos tempos. Também gozam de uma perfeita comunhão com Cristo e com Deus.

Champlin diz que vida eterna é mais do que uma vida que não tem fim, diz respeito a uma espécie de vida. Deus é eterno, ou seja, possui uma forma extremamente elevada de existência. E nós à proporção em que vamos sendo transformados a imagem de Cristo compartilharemos dessa forma de vida, em Cristo. Pois a vida eterna consiste da participação na vida de Deus: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina... (2 Pedro 1:4).

É lamentável que a igreja tenha reduzido essa vida a uma mera existência interminável. O que se destaca não é tanto a duração interminável, e, sim, a qualidade dessa vida.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/5/2024

FONTES:

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry - Mateus a João. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

CHAMPLIN, Norman.O Novo Testamento Interpretado: Versículo Por Versículo, Volume 1. São Paulo: Hagnos, 2001.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201211_02.pdf

SILVA, Antônio Gilberto. O Calendário da Profecia. Rio de Janeiro. Casa. Publicadora das Assembléias de Deus, 1985.