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quarta-feira, 24 de abril de 2024

1 Coríntios 9.27

1 Coríntios 9.27 "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado."


"Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, "

Asceticismo, sem dúvida, é o que Paulo tinha em mente quando escreveu: “...o exercício físico para pouco é proveitoso” (1 Timóteo 4:8). Aparentemente, o apóstolo atribuía algum valor à abnegação. Todavia, quaisquer que sejam as bênçãos espirituais do asceticismo, Paulo não tinha em vista a dor auto infligida quando disse: 

Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão. Ele só estava falando de uma vida com propósito. A autodisciplina, disse Paulo, integrada a um programa de viver santo, serve a um propósito útil. A finalidade dessa autodisciplina é uma vida que honra ao Salvador e Rei do cristão. 


"... para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado."

Paulo reconhece que o fato de ser apóstolo e ter passado a vida pregando o evangelho não garantiria sua redenção no último dia. Existia a possibilidade de ser reprovado. Ele e os cristãos de Corinto precisavam se disciplinar porque havia a possibilidade de um indivíduo que foi redimido do pecado virar as costas para Cristo e ser desqualificado. Às vezes, pessoas naufragam na fé (1 Timóteo 1:19, 20).

A palavra grega traduzida por “desqualificado” descreve alguém que foi provado mas que falhou na prova. O comentarista Witherington conclui corretamente: “Que Paulo considera possível ele e seu público perderem a coroa se não seguirem a lei de Cristo”

Todavia aqui, não se refere à perda da salvação, ou ser recusado para a salvação, uma vez que a salvação é uma dádiva da graça de Deus; portanto, ela não decorre de méritos humanos ou de obras praticadas. O termo refere-se à perda de recompensa do trabalho cristão. O temor de Paulo não era que poderia perder a salvação, mas que poderia perder a sua coroa por não satisfazer a seu Senhor ( 3:15).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/4/2024

FONTES:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu. Rio de Janeiro, CPAD, 2024.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios: os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

GILBERTO, Antônio. Mensagens, estudos e explanações em I Coríntios. Rio de Janeiro. CPAD, 2009.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201703_03.pdf

1 Coríntios 9.26

1 Coríntios 9.26 "Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar."


"Pois eu assim corro, não como a coisa incerta;"

O comportamento sem meta, sem propósito, não define o viver cristão. Assim como um atleta focado na linha de chegada, Paulo sabia que sua vida prosseguia para uma conclusão baseada num propósito. Seu alvo na vida era glorificar a Deus por meio de Jesus. Assim como Jesus, Paulo previa a vitória; pois ele estava ganhando almas, conduzindo-as a serem perdoadas e redimidas do pecado. 

"Pois eu assim corro" (v. 26). Esta frase figura a vida cristã como uma corrida certeira, resoluta e incessante em direção a um alvo: “Uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13,14). "Deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (Hebreus 12.1,2). Muitos têm começado a carreira, mas interromperam-na sem atingir o alvo.


"... assim combato, não como batendo no ar."

Mudando a metáfora do velocista ou maratonista, o apóstolo analisou o boxeador ou pugilista. Assim luto, não como desferindo golpes no ar, escreveu ele. Paulo quer dizer que tratou seu corpo com disciplina severa e o fez seu escravo, de forma que o corpo obedecesse o desejo que ele tinha de servir a Cristo e para Ele alcançar vitórias. 

O pugilismo era um negócio brutal no atletismo greco-romano. Assim como um corredor casual não está na mesma categoria que um maratonista profissional, um boxeador que só treina com o espelho é bem diferente de um boxeador olímpico. A vida cristã requer o tipo de propósito e disciplina característico de um atleta determinado e com domínio-próprio.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/4/2024

FONTES:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu. Rio de Janeiro, CPAD, 2024.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios: os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

GILBERTO, Antônio. Mensagens, estudos e explanações em I Coríntios. Rio de Janeiro. CPAD, 2009.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201703_03.pdf

1 Coríntios 9.25

1 Coríntios 9.25 "E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível."


"E todo aquele que luta de tudo se abstém; "

Os atletas das olimpíadas chegavam em Olímpia um ano antes de passar por um condicionamento estrito de dieta e exercícios. Assim como ser um campeão do atletismo, viver como um cristão não é para os medrosos. O argumento do apóstolo avança do menor para o maior. 

Jesus diz, "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me" (Mateus 16.24). Disse mais, "Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14.33). Jesus também disse que Ele tem um "jugo" para quem quiser segui-lo (Mateus 11.28,29).


"... eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível."

Os atletas dominavam seus desejos e faziam grandes sacrifícios, todavia, o seu prêmio, caso fosse vitorioso, era uma coroa corruptível.

A palavra grega para o prêmio conferido a um atleta vencedor nos jogos é (stefanos). A tradução frequente do termo é “coroa”, mas não uma coroa de ouro e pedras usada por um rei. nos Jogos ístmicos este era uma grinalda de pinho.

Quanto mais motivação devem ter os cristãos para dominar os apetites carnais a fim de obter sua coroa. pois o cristão tem diante de si uma coroa muito mais valiosa, a saber, uma coroa incorruptível: "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Timóteo 4:8). 


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/4/2024

FONTES:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu. Rio de Janeiro, CPAD, 2024.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios: os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

GILBERTO, Antônio. Mensagens, estudos e explanações em I Coríntios. Rio de Janeiro. CPAD, 2009.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201703_03.pdf

1 Coríntios 9.24

1 Coríntios 9.24 "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis."


O apóstolo havia incentivado os coríntios a se preocuparem mais com o bem estar espiritual dos outros do que em reivindicar seus direitos: "Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize" (8:13). Ele queria que eles seguissem seu próprio exemplo, comportando-se de um modo que edificasse a igreja. 

A exposição sobre a idolatria levou a uma análise de prioridades. Era mais importante que almas fossem ganhas e conservadas para Cristo do que direitos, conferidos. O próprio Paulo se fez “de tudo para com todos” (9:22) a fim de ganhar pessoas para o Senhor. Viver como um cristão exigia abrir mão de direitos e exercitar o domínio-próprio


"Não sabeis vós que os que correm no estádio, "

Para demonstrar o exercício do domínio-próprio, Paulo recorreu à arena atlética. Nenhuma competição é mais antiga do que a simples corrida a pé. Homens se alinham e depois, a um sinal, correm em direção a um alvo. O primeiro que chegar vence. Nos jogos olímpicos modernos, nenhuma outra competição tem o prestígio da maratona. Outras modalidades vão e vêm, mas a corrida a pé é icônica entre as competições entre indivíduos. 

Competições atléticas eram comuns no mundo grego, e os Jogos ístmicos (só inferiores aos Jogos Olímpicos) eram disputados de três em três anos em Corinto. 


"... todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? "

Paulo emprega aqui, figuras tiradas dos jogos. O seu primeiro ponto é que numa corrida só um corredor ganha. Paulo comparou o fim da vida cristã com o recebimento de um prêmio (Filipenses 3:14; “coroa”; 1 Tessalonicenses 2:19). Daí, os competidores fazem todo o esforço possível. De modo semelhante o cristão tem que forçar todas as fibras para pôr em ação toda a sua energia.

Em certas corridas alguns corredores não se preocupam em ganhar. Mas ninguém que participa de algo como os jogos olímpicos corre uma corrida de maneira descuidada. Todos correm com o intento de ganhar o prêmio. Devemos viver  para Cristo com a mesma intensidade . 

Não apenas isso, devemos estar em rígido treinamento sob a direção do Espírito Santo. Não temos tempo para desperdiçar em buscas frívolas, prejudiciais ou pecaminosas, se desejamos ganhar o prêmio, o “Bem está” de nosso Senhor e a coroa da justiça que Ele tem para nós: "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor" (Mateus 25.21).


"Correi de tal maneira que o alcanceis."

Na ilustração de Paulo, a corrida não é sobre a superioridade de um indivíduo sobre seus competidores; nem é sobre quem ganha o prêmio. Paulo estava preocupado com a maneira de realizar a corrida. Correi de tal maneira que o alcanceis, disse o apóstolo. O cristão deve correr com toda a sua energia, como se só ele pudesse receber a guirlanda de vitória.  

Isto significa cooperar com o Espírito em santificação, desenvolvendo o fruto do Espírito, especialmente a temperança (ou autocontrole), e erradicando maus hábitos e pecados. 

“Esse texto tem muito a dizer aos protestantes de hoje, que não trabalham com muito afinco para desenvolver a vida cristã. Fala especialmente a alguns carismáticos que não têm o último fruto do Espírito, a temperança”.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/4/2024

FONTES:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu. Rio de Janeiro, CPAD, 2024.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios: os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

GILBERTO, Antônio. Mensagens, estudos e explanações em I Coríntios. Rio de Janeiro. CPAD, 2009.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201703_03.pdf