Páginas
domingo, 26 de novembro de 2023
Lição 10: O Desafio da Janela 10/40 - Trimestre de 2023.
TEXTO ÁUREO
“E desta maneira me
esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para
não edificar sobre fundamento alheio. ” (Romanos 15.20)
“E desta maneira me
esforcei por anunciar o evangelho,”
Paulo apresenta a igreja de Roma um relatório modesto e sucinto sobre os dez anos de árduo labor apostólico, incluindo suas três heróicas viagens missionárias: “desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo” (19b). Ele plantou igrejas nas províncias da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor. Seguindo a rota do sol, seu caminho o conduziu do leste para o oeste, até a costa do mar Adriático.
Essa região da Ilíria se situava na costa ocidental do mar Adriático, na Macedônia, e corresponde aproximadamente à Albânia e à parte sul do que era a antiga Iugoslávia. Lucas não registra, no livro de Atos, nenhuma visita de Paulo ao Ilírico. Mas o intervalo entre o fim do ministério de Paulo em Éfeso e o início de sua última viagem a Jerusalém foi provavelmente maior do que se poderia inferir de uma casual leitura de Atos, onde se comprime em meia dúzia de versículos (At 20:1-6).
Há razão para se pensar que Paulo cruzou o mar para a Macedônia (ver 2 Coríntios 2:12) e passou os seguintes quinze a dezoito meses na Macedônia e na Acaia. Deve ter sido dentro deste período que atravessou a Macedônia de leste a oeste seguindo a Estrada Egnácia, até à fronteira do Ilírico.
Agora, que marcou no mapa os pontos alcançados durante esses dez anos de esforço missionário, Paulo explica a consistente política pioneira que jazia por detrás desse seu trabalho.
“... não onde Cristo
houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio. ”
O objetivo de Paulo era ser um pioneiro na pregação do evangelho, estabelecendo novas congregações em vez de trabalhar com aquelas que já existiam. Emprestando uma frase do famoso seriado de ficção científica “Jornada nas Estrelas”, poderíamos dizer que o esforço de Paulo consistia em “audaciosamente ir onde nenhum homem jamais esteve”.
A passagem que ele citou no versículo 21 “Aqueles a quem não foi anunciado, o verão,E os que não ouviram o entenderão” é de Isaías 52:15. Isaías 52 é um salmo sobre o Servo Sofredor (o Cristo). As palavras são adequadas para descrever o alvo de Paulo de levar a boa notícia aos que “não haviam tido notícia dele” e aos “que nada tinham ouvido a seu respeito”.
Paulo não estava sugerindo que seu método missionário devesse ser adotado por todo pregador. Cada um possui seus dons dados por Deus (Romanos 12:4–6a). Em 1 Coríntios 3:6 Paulo usou uma figura de linguagem da agricultura para descrever como seu trabalho se diferenciava dos demais. Ele disse que ele havia plantado a semente em Coríntio, mas que Apolo regou essa semente.
No versículo 10 do mesmo capítulo, ele usou a analogia arquitetônica usada em Romanos 15:20: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele”. Muitos pregadores se enquadram melhor no trabalho com congregações já estabelecidas ajudando seus membros a crescerem espiritual e numericamente.
Todavia, ainda precisamos de “Paulos” que avistem o horizonte, em busca de novos campos para ali plantar a semente do reino. Paulo explicou: “Essa foi a razão por que também, muitas vezes, me senti impedido de visitarvos” (v. 22) — ou seja, porque sempre havia regiões aonde o Senhor queria que ele fosse..
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
23/11/2023
FONTES:
GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200906_01.pdf
LOPES, Hernandes dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, SP: Hagnos 2010.
STOTT, John. A mensagem de Romanos. ABU Editora, 2000.
BRUCE, F, F. Romanos - Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2002.