Páginas

Lição 03: Missões Transculturais no Antigo Testamento - 4 Trimestre de 2023.

TEXTO ÁUREO

“Disse mais: Pouco e que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. ” (Isaías 49.6)

“Disse mais: Pouco e que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os guardados de Israel; “

A expressão “disse mais” complementa a informação do versículo anterior: o messias seria comissionado desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó para Deus (Isaías 49:5). O Servo messias havia sido escolhido para trazer Jacó (ou seja, Israel) da sua degradação e alienação de volta ao Senhor. Essa restauração envolveria conversão e salvação. Por isso Cristo após a prisão de João, o batista, apareceu na Galileia “pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho ” (Marcos 1:14,15). Cristo priorizou a pregação dentro dos termos de Israel. Quando passou pelas partes de Tio e Sidom foi solicitado por uma mulher daquelas cercanias e lhe respondeu: “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 15:24). Quando comissionou seus discípulos deu essa ordem: “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:6). Todavia aprendemos nas escrituras que nem todos os seus o receberam. Apenas os guardados ou preservados de Israel. Isso havia sido previsto no verso 5: “porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força” (Isaías 49:5)

“... também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. ” (Isaías 49.6)

Além de ser chamado para restaurar Jacó. O Servo do Senhor foi comissionado para ser luz para os gentios: “ O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz” (Isaías 9:2). Aqui, luz, significa a esperança messiânica para as nações que sem a obra da cruz estavam “separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Efésios 2:12)

“Luz” é uma metáfora rica nas Escrituras. Representa esperança, vida, justiça e verdade “ Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor” (Isaías 2:5). Jesus declarou que Ele é a Luz do mundo (João 8:12; 9:5). João, o discípulo amado, nos garantiu que: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).

A “salvação” trazida pela “luz” deveria alcançar “a extremidade da terra”. Cristo profetiza no seu sermão sobre o fim dos tempos “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim“ (Mateus 24:14)

Jesus deu a Grande Comissão para todos os crentes — judeus e gentios — para espalharem as boas novas da salvação e ordenou para que “em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” (Lucas 24:47)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/10/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201010_02.pdf

HORTON, Stanley. Isaías – o profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.