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segunda-feira, 6 de março de 2023

Leitura Bíblica Diária - 6 de março de 2023 - Romanos 1:16.

Segunda, 6 de março de 2023 - Romanos 1.16

(Romanos 1:16) “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. ”

Paulo em sua minuciosa apresentação a Igreja de Roma começa afirmando que não se envergonha de pregar o Evangelho de Cristo. As dificuldades financeiras ou a falta de recursos necessários, não o envergonhavam de pregar o Evangelho. Para o apóstolo das gentes, o Evangelho tem um sentido vivo: não é opaco como certas filosofias religiosas da época.

O termo “evangelho”, oriundo do vocábulo grego , significa literalmente “boa-nova”. A palavra é formada por dois vocábulos gregos: , bom, e , anúncio. Trata-se de uma expressão antiquíssima da língua grega. A palavra, contudo, só viria adquirir a conotação com que, hoje, a conhecemos a partir do advento de Cristo. Após o seu batismo, o Senhor apresentou-se a Israel com o evangelho do Reino. Ao descrever a ação evangelizadora de Jesus, ressalta-lhe Mateus não somente as palavras, mas notadamente os atos: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mateus 9.35).

 “O Evangelho é poder de Deus”.  No grego, a palavra poder é “dunamis” cujo sentido é dinamite. O Evangelho é dinâmico, não apenas atraente como uma ideia ou alguma filosofia. A palavra poder, em relação ao Evangelho, significa a intervenção imediata e instantânea de Deus na vida do pecador. O Evangelho tem um poder miraculoso que pode transformar o mais vil pecador numa nova criatura.

 “Para a Salvação”. A palavra salvação neste texto tem um sentido individual e também universal, pois é para todo aquele que crer. Seu alcance tem uma dimensão real, pois não se trata de um poder abstrato ou inconcebível. E um poder divino que pode ser experimentado e sentido. A palavra crer, no grego é “pisteuo”, que também significa fé, como um ato de confiar em alguém. Em relação ao Evangelho, crer significa confiança ou a entrega pessoal de modo pleno a ponto de colocar-se o que crê, completamente à disposição de outra pessoa. Crer no Evangelho não implica num mero assentimento intelectual a uma verdade apresentada, mas requer uma entrega voluntária e sem reservas à verdade recebida. Crer em Cristo é entregar-se a Ele sem reservas.

 “Primeiro do judeu” (1.16) não quer dizer que é necessário tornar-se judeu para conhecer os benefícios do poder do Evangelho. Basta crer no Evangelho. Essa afirmação deve ser entendida cronologicamente. Jesus afirmou a mulher samaritana: Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos por que a salvação vem dos judeus. (João 4:22)

Nós, igreja do Senhor Jesus, comissionados para pregar o Evangelho a toda à criatura. Não podemos nos envergonhar dele, afinal o Evangelho é o poder de Deus para a Salvação, ou seja, todos que chagaram a Cristo foi por intermédio do Evangelho. Se você não se envergonha do Evangelho. Pregue o Evangelho! “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16)

 

Deivy Ferreira Paniago Júnior
12/3/2021

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

ANDRADE, Claudionor. O desafio da Evangelização. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

CABRAL, Elienai. Romanos: O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1986.

LIÇÃO 11 - O Avivamento e a Missão da Igreja - 1 Trimestre de 2023


TEXTO ÁUREO “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ” (Marcos 16.15,16)

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. ” Neste versículo Jesus convoca seus discípulos a se moverem, eles devem ir a todo o mundo (Grande Comissão). Algo muito desconfortável para os discípulos judeus, eles deveriam anunciar o evangelho aos gentios. Houve grande resistência dos discípulos para pregarem fora de suas fronteiras, a perseguição contribuiu grandemente com isso:  “E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos “ (Atos 8:1). Foram os judeus gregos, segundo Justo Gonzáles, que se dispersaram, não os apóstolos. Eles deveriam pregar a toda a criatura. Esta palavra “criatura” foi escolhida especialmente para que não haja distinção entre povos, idades ou classes. Toda a terra é chamada a ouvir a palavra do Senhor (Jeremias 22:29). Sendo gentios ou judeus todos são inescusáveis diante de Deus. Os gentios por negarem a revelação natural de Deus, os judeus por serem infiéis a antiga aliança. A Mensagem é: “ ...todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus “ (Romanos 3:23), mas “ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça (1 João 1:9) “.

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. “ Sobre o batismo: para os cristãos ortodoxos ele é uma ordenança divina, ou seja, uma ordem direta do Salvador. Sendo ela uma ordem se espera que todos os que aceitarem a fé sejam batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28:19), a fim de que sejam salvos da condenação do mundo. Pedro diz em seu sermão: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Sempre é lembrado o fato do Ladrão da cruz, não ter sido batizado e ter recebido a promessa do paraíso, assim também como muitas crianças que não chegam a idade considerada adequada para o batismo. Referente as crianças, Jesus disse “com toda a certeza vos afirmo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus (Mateus 18:3) ”, disse também: “Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus (Marcos 10:14) ”. Possuindo as crianças o Reino dos céus, não pode o batismo ser requisito para a sua salvação. Chegando o despertar da consciência do próprio pecados essa criança necessita de batismo. Referente ao Ladrão a palavra de Deus chegou a Ele no leito da sua morte tornando impossível o batismo. Aqueles que após a fé protelam o Batismo devem se lembrar que Deus é apto para discernir as intenções do coração e sabe porque não se batizam. Sobre o duplo efeito da Pregação: O escritor aos Hebreus escreve: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração “ (Hebreus 4:12). A palavra de Deus é apta para salvar, mas será testemunho para condenar. A condenação segundo João é esta: “Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más (João 3:19) ”. Porque todo aquele que ama o mal rejeita a luz para que suas obras não sejam reprovas.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR

23/2/2023

Fontes:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra – O chamado das escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

GONZALES, Justo. História ilustrada do cristianismo - A era dos mártires até A era dos sonhos frustrados. São Paulo: Vida Nova, 2019.