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domingo, 29 de outubro de 2023
Lição 06 - Orando, Contribuindo e Fazendo Missões - 4 Trimestre de 2023.
TEXTO ÁUREO
"Depois
disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por
nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
“Depois disto ouvi a
voz do Senhor, que dizia:”.
Depois de contemplar a majestade de Deus num alto e sublime trono (v.1) e os Serafins que o adoravam (v.2). Isaías temeu por ter visto o Senhor dos exércitos, afinal ele era um homem de lábios impuros e também habitava em meio a um povo de impuros lábios (v.5). A culpa de Isaías o fez temer a presença de Deus e fazia que se sentisse mal diante do Todo Poderoso. Ele tinha consciência que não suportaria o peso da glória de Deus. Mas a visão prossegue com um dos serafins tirando do altar uma brasa viva com uma tenaz e tocando com ela a boca do profeta e dizendo: “Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado” (v.7). Após sentir a graça sobre ele, Isaías se torna apto para ouvir a voz do Senhor. Nós também para ouvir a voz de Deus precisamos ter o nosso coração livre de toda a culpa, essa obra Cristo fez por nós na cruz: “Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa (Hebreus 10:18-22)
“A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”
Ao lado da tripla exclamação "Santo" (v.3), A expressão “ir por nós” segundo os teólogos antigos aponta para a pluralidade trinitária que há em Deus (embora possa também incluir os anjos como associados a Deus em ponto de vista e propósito comuns). A bíblia parece indicar certa dificuldade de Deus em achar um por Ele entre nós: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei “ (Ezequiel 22:30). Apesar disso ele continua a procurar servos fiéis: “Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá”(Salmos 101:6). Isaías foi desse modo comissionado a pregar a mensagem de Deus fiel e destemidamente.
“Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”
Uma paixão sacerdotal toma conta do profeta, e este se coloca a disposição ao ouvir a voz do Senhor. A prontidão do profeta em se oferecer à obra missionária, sem mais hesitação, deve ser um exemplo para milhares de crentes que, tendo o privilégio de frequentar a igreja com regularidade, de estudar livremente a Bíblia, sem perseguições, nunca permitem que um conceito de dedicação, de vocação, de missão, venha a demovê-los de seu egoísmo comodista e irresponsável. Paulo entende também o chamado de Deus e escreve aos coríntios: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? (Romanos 10:14-16)
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
5/11/2023
FONTES:
PFEIFFER, Charles, HARRISON, Everest. Comentário
Bíblico Moody. São Paulo: Batista Regular, 2001.
Bíblia Shedd – Almeida Revista e Atualizada – Ed. Vida
Nova.
POMMERENING, Claiton Ivan. Isaías –Eis-me aqui, envia-me a mim. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
sexta-feira, 27 de outubro de 2023
quarta-feira, 25 de outubro de 2023
segunda-feira, 23 de outubro de 2023
domingo, 22 de outubro de 2023
Lição 05: Uma Perspectiva Pentecostal de Missões - 4 Trimestre de 2023.
TEXTO ÁUREO
“Mas recebereis a
virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas,
tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”
(Atos 1.8)
“Mas recebereis a
virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós,”
Apesar
de Cristo já haver soprado sobre os discípulos o Espírito Santo: “Recebei o
Espírito Santo” (João 20:22), Ele ainda não havia sido derramado. João explica isso no seu evangelho: “Quem crê em mim, como diz a Escritura,
rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que
haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora
dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (João 7:38,39). O próprio
Cristo havia dito: “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá;
porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo
enviarei” (João 16:7).
O
Espírito Santo desceria sobre eles com poder. Fato que se cumpriu em Atos
2.2-4: “E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e
impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por
eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um
deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras
línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos
2:2-4). O poder do Espírito Santo capacitou os discípulos a falar novas
línguas. Isso também é chamado por Lucas de revestimento de poder: “E eis
que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de
Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24:49).
Os
discípulos de Cristo, após receberem a promessa, saíram ousadamente a pregar a
Palavra de Deus (Atos 4.13). Antes, eram tímidos e temerosos, porém, após o
revestimento de poder, passaram a proclamar audaciosamente o Evangelho de
Cristo e a realizar sinais, milagres e maravilhas (Atos 2.14-40; Atos 3.1-10).
“... e ser-me-eis
testemunhas,”
O
poder que recebemos do Espírito Santo tem como finalidade capacitar-nos para
sermos testemunhas em todo o mundo.
Quando
Jesus disse aos seus discípulos que eles seriam suas ‘testemunhas’, o
pensamento não é tanto que seriam seus representantes, embora isso seja
verdade, mas sim que iriam atestar a sua ressurreição a fim de que pregassem o
seu evangelho: ”Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse,
e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e
a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém “
(Lucas 24:46,47).
Pedro
quando inclui Matias no apostolado em lugar de Judas Iscariotes disse: “É
necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o
Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, Começando desde o batismo de João até ao
dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco
testemunha da sua ressurreição” (Atos 1:21,22).
O
fato de ser testemunha indica a veracidade dos fatos. Quando a mulher
samaritana deu testemunho das palavras de Cristo, os homens daquela cidade o
procuraram e creram “E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós
cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente
o Cristo, o Salvador do mundo” (João 4:42)
“... tanto em Jerusalém como em toda a Judéia
e Samaria e até aos confins da terra”
Jerusalém
era a cidade local daqueles que estavam ouvindo a Jesus. Judéia era a região
maior em que eles estavam. Samaria era uma região vizinha. E os confins da
terra representavam o mundo todo. Quanto Jesus fala que eles deviam ser
testemunhas tanto em
Jerusalém como em
Judéia e
Samaria, e até os
confins da terra, Ele mostra que isto deve acontecer simultaneamente. Ou seja,
devemos fazer missões em nossa cidade, em nosso estado, nos estados vizinhos
(nosso país), mas também no mundo todo.
Esta
é a nossa missão. Sermos testemunhas de Jesus onde for possível. Que no o
Espírito Santo possamos cumprir a nossa missão, testemunhando de Jesus em todos
os lugares, seja indo e testemunhando pessoalmente, seja orando pelos
missionários, seja contribuindo com aqueles que se dispõe a ir.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/10/2023
FONTES:
GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho
a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
PALMA, A. D. O Batismo no Espírito Santo e Com Fogo: Os
Fundamentos e a Atualidade da Doutrina Pentecostal. 1.ed., RJ: CPAD, 2002.
MENZIES, W. W.; HORTON, S. M. Doutrinas Bíblicas: Os
Fundamentos da Nossa Fé. 5.ed., RJ: CPAD, 2005.
https://www.batistapioneira.edu.br/e-sereis-minhas-testemunhas/
sábado, 21 de outubro de 2023
quinta-feira, 19 de outubro de 2023
quarta-feira, 18 de outubro de 2023
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
domingo, 15 de outubro de 2023
Lição 04: Missões Transculturais no Novo Testamento - 4 Trimestre de 2023
TEXTO ÁUREO
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” (João 3.16)
O novo nascimento é possível graças ao amor de Deus. João 3:16 tem sido devidamente chamado de “o texto áureo” das Escrituras. Se algum versículo resume o amor insondável de Deus, é este.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
“Porque” conecta esta declaração com o pensamento anterior, apresentando o motivo pelo qual o Filho do Homem seria “levantado”: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado” (João 3:14) para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Deus amou o mundo. Pode-se imaginar os judeus pensando que o amor de Deus se restringia a Israel, mas essa passagem deixa claro que o amor de Deus não se restringe a nenhuma raça. Ele é universal, abrange a todos. Seu amor pelo mundo não é porque o mundo é amável; pelo contrário, o mundo é detestável. A humanidade é composta de ímpios, pecadores e inimigos de Deus: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).
“De tal maneira” indica o grau ou a intensidade do amor de Deus. Seu amor pela humanidade custou-lhe a morte de seu próprio Filho “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?“ (Romanos 8:32) Assim como o amor de Deus por Israel moveu-o a salvar o povo da morte física através das instruções que ele deu a respeito da serpente de bronze, seu amor o motiva a salvar da morte espiritual todos que olham para Jesus, seu Filho, o qual foi levantado.
O Termo Filho Unigênito termo aparece cinco vezes nos escritos de João, todas relacionadas a Jesus (1.14,18; 3.16,18; 1João 4.9). Isso revela claramente sua divindade.“Unigênito”, na Bíblia, conduz a idéia de natureza, caráter, tipo, e não de geração. Jesus é o “unigênito do Pai” no sentido do seu relacionamento exclusivo com Ele. Cristo não foi criado por Deus, Ele preexiste eternamente, por isso é chamado de Pai da Eternidade (Isaías 9.6). Ele já era chamado Filho mesmo antes da sua encarnação, como vemos em 1 João 4.9: “Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”
“... para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ”
Deus não só deu o Seu Filho unigênito ao enviá-lo ao mundo, mas também O deu para ser levantado – para morrer na cruz – por todas as pessoas “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim” (João 12:32)
O amor de Deus espera uma resposta de fé. Ele quer que cada pessoa creia nele. O novo nascimento requer fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Sem fé “nascer da água e do Espírito” não faria sentido, ou até seria impossível. Essa fé deve levar o crente a se submeter humildemente à vontade de Deus e fazer o que ele ordena em sua Palavra. O contexto dessa passagem ensina que essa fé é obediente. Assim como os israelitas tiveram que crer e olhar para a serpente de bronze para viver, hoje temos que crer em Jesus com uma fé obediente. A fé que salva é a fé que obedece “Se me amais, guardai os meus mandamentos “ (João 14:15)
O propósito do dom [dádiva] do Filho de Deus é declarado com uma negação e uma afirmação (veja 1:3): “para que todo o que crê em Jesus não pereça, mas tenha a vida eterna”. “Perecer” contrasta fortemente com ter “a vida eterna”.
João não oferece nenhum meiotermo entre crer e se negar a crer em Jesus. Crer no Filho resulta em vida, ao passo que se negar a crer no Filho resulta em perdição. Dado o contraste entre “perecer” e “ter a vida eterna”, é razoável concluir que perecer também é por toda a eternidade. A perdição e punição dos que se negarem a crer é ensinada explicitamente em outras passagens “ E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mateus 26.46). Este “perecer” não significa ser aniquilado, e sim passar a eternidade no inferno, separado de Deus e de Cristo.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/10/2023
FONTES:
GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202111_01.pdf
CARSON, D. A. A difícil doutrina do amor de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
sexta-feira, 13 de outubro de 2023
quarta-feira, 11 de outubro de 2023
segunda-feira, 9 de outubro de 2023
domingo, 8 de outubro de 2023
Lição 03: Missões Transculturais no Antigo Testamento - 4 Trimestre de 2023.
TEXTO ÁUREO
“Disse mais: Pouco e que sejas o meu servo, para restaurares as tribos
de Jacó e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos
gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. ” (Isaías
49.6)
“Disse mais: Pouco e
que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer
os guardados de Israel; “
A expressão “disse mais” complementa
a informação do versículo anterior: o messias seria comissionado desde o
ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó para Deus (Isaías
49:5). O Servo messias havia sido escolhido para trazer Jacó (ou seja, Israel) da
sua degradação e alienação de volta ao Senhor. Essa restauração envolveria
conversão e salvação. Por isso Cristo após a prisão de João, o batista, apareceu
na Galileia “pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está
cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho
” (Marcos 1:14,15). Cristo priorizou a pregação dentro dos termos de Israel.
Quando passou pelas partes de Tio e Sidom foi solicitado por uma mulher
daquelas cercanias e lhe respondeu: “Eu não fui enviado senão às ovelhas
perdidas da casa de Israel” (Mateus 15:24). Quando comissionou seus discípulos
deu essa ordem: “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus
10:6). Todavia aprendemos nas escrituras que nem todos os seus o receberam.
Apenas os guardados ou preservados de Israel. Isso havia sido previsto no verso
5: “porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei
glorificado, e o meu Deus será a minha força” (Isaías 49:5)
“... também te dei
para luz dos gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra. ”
(Isaías 49.6)
Além de ser chamado para
restaurar Jacó. O Servo do Senhor foi comissionado para ser luz para os
gentios: “ O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que
habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz” (Isaías 9:2). Aqui,
luz, significa a esperança messiânica para as nações que sem a obra da cruz estavam
“separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não
tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Efésios 2:12)
“Luz” é uma metáfora rica nas
Escrituras. Representa esperança, vida, justiça e verdade “ Vinde, ó casa de
Jacó, e andemos na luz do Senhor” (Isaías 2:5). Jesus declarou que Ele é a
Luz do mundo (João 8:12; 9:5). João, o discípulo amado, nos garantiu que: “Se,
porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os
outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1
João 1:7).
A “salvação” trazida pela “luz”
deveria alcançar “a extremidade da terra”. Cristo profetiza no seu
sermão sobre o fim dos tempos “E este evangelho do reino será pregado em
todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim“ (Mateus
24:14)
Jesus deu a Grande Comissão para
todos os crentes — judeus e gentios — para espalharem as boas novas da salvação
e ordenou para que “em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos
pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém” (Lucas 24:47)
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
7/10/2023
FONTES:
GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho
a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201010_02.pdf
HORTON, Stanley. Isaías – o profeta messiânico. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
sábado, 7 de outubro de 2023
sexta-feira, 6 de outubro de 2023
quinta-feira, 5 de outubro de 2023
quarta-feira, 4 de outubro de 2023
terça-feira, 3 de outubro de 2023
domingo, 1 de outubro de 2023
Lição 02: Missões Transculturais – À sua Origem na Natureza de Deus - 4 Trimestre de 2023.
TEXTO ÁUREO
“Quanto a mim, eis o
meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações. ” (Genesis
17.4)
“Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é,
Deus já havia feito uma aliança
dom Abrão, todavia essa aliança inicial era unilateral, obrigando somente Deus
a cumprir a Sua parte. Ela não continua nenhuma estipulação que exigisse a
obediência de Abraão. Todavia, neste contexto, Deus identificou três divisões
da aliança, em que cada parte envolvida tinha obrigações a cumprir. Ele iniciou
as seções com as expressões “Quanto a Mim...” (Gênesis 17:4–8), “Quanto
a ti [Abraão]...” (17:9–14) e “quanto a Sarai...” Nesse caso, Deus
estava renovando a aliança e fazendo acréscimos ao acordo original feito com
Abraão.
“... e serás o pai de uma multidão de nações.
”
Diferentemente das Suas promessas
anteriores, Javé não só garantiu a Abraão que ele seria o progenitor de “uma
grande nação” (12:2) com muitos descendentes (15:5), mas também garantiu
que Ele faria dele pai de numerosas nações.
Para demonstrar o compromisso de
Deus com a aliança, o autor de Gênesis traçou este tema através de vários ramos
da genealogia de Abraão. “Nações” se formariam a partir dos descendentes de sua
esposa Quetura (25:1–4), seu filho Ismael (25:12–18) e seu neto Esaú (36:1–43).
Filhos de Quetura - “E Abraão tomou outra mulher; e o seu nome
era Quetura; E deu-lhe à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá” (Gênesis
25:1,2). Os filhos de Quetura com Abraão se tornaram os antepassados de muitos
povos árabes que povoaram o território ao oriente de Israel. Dentre todos esses
povos, na narrativa bíblica do Antigo Testamento o povo midianita é o que
aparece com mais destaque. Zípora, a esposa de Moisés, por exemplo, era uma
midianita.
Ismael - “E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis aqui o
tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar
grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação” (Gênesis
17:20). Ismael se tornou um grande caçador. Ele era muito habilidoso com arco e
flecha. Agar buscou uma esposa egípcia para Ismael, e com ela ele teve doze
filhos e uma filha. Mais tarde a filha de Ismael acabou se casando Esaú, filho
de Isaque (Gênesis 28:9; 36:3). Os nomes dos filhos de Ismael são: Nabaiote,
Quedar, Abdeel, Mibsão, Misma, Dumá, Massá, Hadade, Tema, Jetur, Nafis e
Quedemá. A maioria desses nomes é mencionada em outras passagens bíblicas como
famílias tribais de certa influência na época. Os descendentes de Ismael
geralmente são identificados como “ismaelitas” na Bíblia. Eles se organizavam
em doze tribos que viviam em acampamentos móveis no deserto do sul (Gênesis
25:16-18).
Esaú - “Portanto
Esaú habitou na montanha de Seir; Esaú é Edom. Estas, pois, são as gerações de
Esaú, pai dos edomeus, na montanha de Seir. “ (Gênesis 36:8,9). Os
descendentes de Esaú foram chamados edomitas ou idumeus. Após o retorno de Jacó
a Canaã Esau mudou-se para outra terra porque a terra das suas peregrinações
não era suficiente para sustentar o gado de ambos. A nação de Edom ocupou e habitou
na montanha de Seir.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
1/10/2023
FONTES:
GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho
a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201510_07.pdf