Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Lição 01 – A autoridade da Bíblia – 1 Trimestre de 2022.


(Texto Áureo) ”Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor. ” (Salmo 119.1)

O Salmo 119. Esse é um salmo por si mesmo, distinto de todos os outros; ele supera todos os outros e destaca-se por seu brilho nessa constelação. A composição dele é singular e muito precisa. Ele é dividido em vinte e duas partes, de acordo com o número de letras do alfabeto hebraico, e cada parte consiste de oito versículos, todos os versículos da primeira parte começam com álefe; todos os versículos do segundo, com bete e assim por diante, sem nenhuma falha em todo o salmo.

”bem-aventurados...” O salmista começa com uma descrição do caminho para a verdadeira bem-aventurança, como Cristo começou o seu sermão do Monte, e como todo o livro dos salmos é iniciado, em outra passagem. A bem-aventurança é aquilo que todos almejamos, mas somos ignorantes ou negligentes sobre o caminho que conduz a ela, por isto o santo salmista deseja, antes de mais nada, nos corrigir quanto à verdadeira noção de um homem bem-aventurado.  As Escrituras falam da bem-aventurança de duas maneiras: casualmente, em referência àquilo que é a causa pela qual nós obtemos o direito a este estado bem-aventurado; e, neste sentido, ela é atribuída à fé em Cristo, ao perdão dos pecados, e a justificação de vida que obtemos em Cristo. Outras vezes, as Escrituras falam formalmente da bem-aventurança, com o propósito da sua execução; e assim diz que são bem-aventurados aqueles que são perfeitos no seu caminho; pois é uma bem-aventurança realmente executada, e nos convém ter a execução e consumação da bem-aventurança iniciada em nós; assim, são bem-aventurados aqueles que suportam pacientemente os sofrimentos, os que são pobres de espírito,  etc. Se eu falo sobre um homem doente, e digo que ele é feliz, pois conheceu um bom médico, aqui eu o declaro bem-aventurado, porque encontrou alguém que lhe irá restaurar a saúde. Sendo o fim de todas as coisas o bem pessoal, e sendo a prosperidade de todas as coisas o seu objetivo - alcançar, até certo ponto, esta perfeição de ação deve necessariamente tornar um homem verdadeiramente bem-aventurado. Assim, a bem-aventurança é atribuída a andar no caminho de Deus. Se não temos o hábito de fazer alguma coisa, nós a fazemos com dificuldade, e estamos prontos a deixar de fazê-la; como um cavalo não irá seguir o ritmo ao qual não estiver perfeitamente acostumado. É por isto que os santos consideram infeliz a sua situação, até que formem o hábito que os faz andar com Deus com facilidade e constância; não havendo infelicidade maior do que nos vermos realizando bons deveres sem alegria, tão logo as iniciamos, já desistimos delas. Ao contrário, entre todas as coisas, eles consideram a mais bem-aventurada o fato de ter alcançado algum grau de hábito permanente na santidade. A bem-aventurança que é aqui descrita é a execução daquela bem-aventurança que nos vem pela fé em Cristo.

 “...os que trilham caminhos retos. ” No salmo 1, o texto era, “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios”, mas quem poderia pensar em andar naquele caminho, sem sujar seus pés? “Andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem os seus pés?” Aqui, no entanto, a advertência é, tomar cuidado para não adquirir nenhuma sujeira ou corrupção “no caminho” -n o caminho do Senhor. Oh, que discernimento isto nos dá, das armadilhas e ciladas que nos importunam pelo caminho, e das pragas e dos males dos nossos próprios corações, que fazem com que até mesmo em meio a coisas santas, algo sujo, ou manchado, ou enrugado, venha aderir a nós! Aquele cuja vida é reta, no sentido do Evangelho, é bem-aventurado, porque jamais poderia ter alcançado este ponto se não lhe tivessem sido concedidas milhares de bênçãos. Por natureza, nós somos corruptos e estamos fora do caminho, e por isto devemos ser lavados no sangue expiatório, para remover a corrupção, e devemos ser convertidos pelo poder do Espírito Santo, ou jamais teremos nos voltado para o caminho da paz, nem estaremos andando retamente nele. E isto não é tudo, pois o poder contínuo da graça é necessário para conservar um crente no caminho correto, e preservá-lo da contaminação. Todas as bênçãos do concerto foram, até certo ponto, derramadas sobre aqueles que, diariamente, foram capacitados à perfeita santidade no temor do Senhor. O seu caminho é a evidência de que são os bem-aventurados do Senhor.

“E andam na lei do Senhor. “ Neles se encontra a santidade habitual. O seu andar, a sua vida diária é de obediência ao Senhor. Eles vivem seguindo os mandamentos do Senhor Deus. Quer comam ou bebam, ou façam qualquer outra coisa, tudo fazem em nome do seu grande Mestre e Exemplo. Para eles, a religião não é um obstáculo, é o seu andar diário: ela molda seus atos comuns, assim como suas devoções especiais. Isto assegura a bem-aventurança. Aquele que anda na lei de Deus, anda na companhia de Deus, e é abençoado; ele tem o sorriso de Deus, a força de Deus, o segredo de Deus consigo, e como poderia deixar de ser bem-aventurado? A vida santa é um caminhar, um progresso firme, um avanço tranquilo, uma continuidade permanente. Enoque andava com Deus. Os homens de bem sempre desejam ser melhores, e por isto, avançam. Os homens de bem jamais estão ociosos, e por isto não descansam nem se demoram, mas andam, em direção ao seu fim desejado. Eles não se apressam, nem se preocupam, nem se perturbam, mas mantêm a mesma tendência no seu caminho, caminhando determinadamente rumo ao céu; e eles não se confundem, quanto à maneira como se conduzir, pois têm uma lei perfeita, à qual se alegram em obedecer. A lei do Senhor não é maçante para eles; os seus mandamentos não são dolorosos, e as suas restrições não escravizam, aos seus olhos. Ela não lhes parece ser uma lei impraticável, admirável em teoria, mas absurda na prática; eles andam nela e por ela. Eles não a consultam ocasionalmente, como um tipo de retificação de suas peregrinações, mas a usam como um mapa para o seu navegar diário, um mapa da estrada da sua jornada de vida. Eles não se lamentam por ter entrado no caminho da obediência, caso contrário o deixariam, e sem dificuldades, pois milhares de tentações lhes oferecem esta oportunidade; o seu andar contínuo na lei do Senhor é o seu melhor testemunho da bem-aventurança de tal condição de vida. 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/12/2021

Fontes:

BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras – a Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

SPURGEON, Charles. Os tesouros de Davi – Volume 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Eram três reis e magos? Teólogos apontam para os mitos inseridos às narrativas bíblicas (6 de Janeiro de 2022)





Representação dos “três reis magos”. (Foto: Kalhh/ Pixabay)

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mateus 2.1-2)

O que quer dizer “mago” no contexto bíblico

Mago vem da palavra grega que significa “astrólogo” conforme o arqueólogo e teólogo Dr. Rodrigo Silva. Ele explica que um astrólogo, naquele tempo, era um adorador de corpos celestes, que previa o futuro através da leitura das estrelas e também analisava a influência dos astros sobre a vida das pessoas.

Para o arqueólogo, a estrela que os magos viram não era uma previsão do nascimento de Jesus, mas um sinal de que Ele havia chegado e a indicação do local onde Ele estava. “Uma manifestação celestial que ‘parecia’ uma estrela”, explicou.

E, até o dia de hoje, Deus revela sinais no sol, na lua e nas estrelas como indicação da volta de Cristo. Voltando ao termo “mago”, vale lembrar também que alguns homens de Deus receberam esse título por se destacarem entre os sábios. Veja por exemplo, o que disseram de Daniel:

“Existe um homem em teu reino que possui o espírito dos santos deuses. Na época do teu predecessor verificou-se que ele tinha percepção, inteligência e sabedoria como a dos deuses. O rei Nabucodonosor, teu predecessor, sim, teu predecessor, o rei, o nomeou chefe dos magos, dos encantadores, dos astrólogos e dos adivinhos.”

“Verificou-se que esse homem, Daniel, a quem o rei dera o nome de Beltessazar, tinha inteligência extraordinária e também a capacidade de interpretar sonhos e resolver enigmas e mistérios.” (Daniel 5.12)

Perceba que nem sempre a Bíblia se refere aos magos como feiticeiros, mas como homens sábios e de inteligência extraordinária. Quando a liderança pagã nomeava um homem de Deus como sábio, adivinho ou mago, era por causa de sua capacidade de profetizar sobre a vida das pessoas. A diferença é que a profecia e as previsões de futuro vinham de um único Deus, o Criador de todas as coisas.

Mago no contexto atual

O significado de mago, em nossa sociedade, é alguém que faz magia ou ainda que se envolve com “forças das trevas”. Se levarmos o nosso conhecimento atual para a interpretação de um texto bíblico, a nossa compreensão pode realmente ficar muito confusa.

O teólogo Yago Martins do canal “Dois Dedos de Teologia” também acredita que o termo mais adequado para os magos, seria “astrólogos do Oriente”, descrevendo pessoas envolvidas não só com astrologia, mas também astronomia. Antigamente, a ciência unificava estas duas especialidades.

Representação da estrela de Belém. (Foto: Briam Cute/ Pixabay)

A estrela como um sinal

Nos manuscritos disponíveis, naquela época, havia uma profecia sobre a vinda de Jesus, que falava sobre uma estrela:

“Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel.” (Números 24.17)

A citação da estrela indica o sinal da vinda do Messias e a profecia revela a localidade de seu nascimento.

Gaspar, Beltazar e Belchior

Parece que estamos diante de mais um mito, pois a Bíblia não diz os nomes dos magos e nem que eram três. A única indicação numérica do texto é o fato de que Jesus recebeu três presentes: ouro, incenso e mirra. Mas isso não significa que havia exatamente três pessoas do Oriente indo visitar Jesus.

Yago Martins observa que duas pessoas poderiam entregar três presentes. Quem sabe uma quantidade maior de pessoas? Cinco, dez, vinte... O teólogo lembra que, na tradição siríaca, os magos geralmente são contados como sendo doze.

Outro detalhe é que os tipos de presentes que Jesus recebeu eram excessivamente caros para a sociedade daquela época, logo, faz sentido que um grupo de pessoas se empenhasse em adquiri-los para presentear o Salvador.

Ouro, incenso e mirra. (Foto: Canva)

Simbologias, tipos e figuras

Ouro — símbolo que representa a perfeição divina e dignidade real. 

Incenso — perfume usado nas cerimônias do tabernáculo e indica a fragrância da humanidade sem pecado de Jesus Cristo, que era percebida por todos. Por onde ele passava ficava seu aroma.

“Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. “ (2 Coríntios 2.14-15)

Mirra — erva amarga que simboliza os sofrimentos e as amarguras que Jesus iria sofrer. É por isso que no livro de Isaías cita apenas o ouro e o incenso. Veja: 

“Virão todos os de Sabá carregando ouro e incenso e proclamando o louvor do Senhor.” (Isaías 60.6)

O profeta está falando da segunda vinda de Cristo, que será em poder e glória, e não em sofrimento como foi da primeira vez. 

Então, o ouro, o incenso e a mirra eram uma declaração dos magos, dizendo que Jesus era Deus e Rei, mas que estava destinado ao sofrimento — a sua morte de cruz para salvar a humanidade. 

Os magos eram reis?

Durante a leitura do texto bíblico, é normal que as pessoas associem a riqueza à monarquia. Mas não é porque os presentes eram caros que os presenteadores deveriam ser reis. 

E aqui nesse ponto, Yago faz outra observação: “Visitando o rei Herodes, seria comum que os reis fossem conhecidos dele, mas tudo indica que não eram. Eles deveriam ser apresentados de forma ‘pomposa’, mas eles aparecem de forma muito humilde no Evangelho”.

Conclusão

Nem três, nem reis e nem estritamente magos no sentido moderno. A narrativa tão conhecida e contada através dos presépios populares carrega em si um pouco de lenda e crendice popular. Conhecer a Bíblia, no entanto, pode derrubar esses mitos e nos guiar para mais perto da verdade. 

E esse foi o estudo desta semana. Espero que tenha tirado a sua dúvida e também colaborado para o seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni: jornalista cristã, pesquisadora e escritora.


segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Lição 13 - A Gloriosa Esperança do Apóstolo - 4 Trimestre De 2021


 (Texto Áureo) “Mas nos, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação. (1 Tessalonicenses 5.8)

“Mas nos, que somos do dia, sejamos sóbrios, ” Paulo identifica os cristãos gentios como a expressão “nós, que somos do dia” afinal outrora éramos trevas como os demais que não tem esperança, mas Deus nos resgatou desta posição de escuridão: “Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor ” (Colossenses 1:12,13). Sendo assim, agora somos do dia e não podemos, mas nos relacionarmos com as obras das trevas: “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as” (Efésios 5:11). Pois somos agora como uma carta aberta que pode ser lida e conhecida por todos (2 Coríntios 3:2), afinal, as obras que praticamos na luz glorificam o Deus que nos resgatou: “Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus “ (João 3:21). Devemos ser sóbrios, temperantes, possuirmos domínio próprio, exercitarmos o autocontrole. Devemos resistir as seduções do mundo. E elevar nossos pensamentos às coisas do alto (Colossenses 3:1,2) e procurar priorizar o serviço ao reino de Deus (Mateus 6.33).

“...vestindo-nos da couraça da fé e do amor. ” O apóstolo então oferece um projeto para esses exercícios de autocontrole: os tessalonicenses são encorajados a desenvolver as três virtudes cardeais que são a fé, o amor e a esperança (1 Tessalonicenses 1.3). Lembrando-nos de sua descrição mais extensiva da armadura de Deus em Efésios 6.13-18, o apóstolo descreve estas três virtudes em termos de duas partes da armadura com que os cristãos precisam estar equipados. A Couraça diz respeito a proteção ao coração:  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida “ (Provérbios 4:23). Jesus disse que onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração (Lucas 12:34). 1. Devemos viver pela fé, e isso nos manterá vigilantes e sóbrios. Se cremos que os olhos de Deus (que é um Espírito) estão sempre sobre nós, que temos inimigos espirituais com os quais devemos lutar, que existe um mundo de espíritos que devemos enfrentar, veremos motivos para vigiar e estar sóbrios. A fé será nossa melhor defesa contra os assaltos dos nossos inimigos. 2. Devemos ter um coração inflamado de amor; e essa também será a nossa defesa. Um amor verdadeiro e fervoroso por Deus e pelas coisas de Deus nos manterá vigilantes e sóbrios e impedirá a nossa apostasia em tempos de dificuldades e tentações.

“...e tendo por capacete a esperança da salvação. ” Capacete fala de proteção a nossa cabeça “Tomai também o capacete da salvação...” (Efésios 6:17), o cristão deve ter convicção quanto a sua fé em Deus e a certeza da sua salvação, pois, “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus “ (Romanos 8:16). Possuindo essa certeza temos esperança real em Cristo. Tanto no Antigo como no Novo Testamento Deus é a esperança dos justos, porque suas promessas garantem tudo quanto tem prometido. A esperança cristã inclui a fé em Deus e no ato salvífico de Cristo no calvário e percebe-se também que a esperança tem um caráter escatológico. Em meio ao sofrimento, o crente precisa apegar-se à esperança das promessas das Escrituras. A esperança é a fonte da força presente para os fiéis que creem no que Deus realizou em Cristo, e a garantia dessa esperança está no fato de que o Espírito Santo fortalece a nossa fé e que, se morrermos, temos uma herança eterna com Deus em sua glória. Quando foi para Roma, ele sabia que enfrentaria o espectro da morte, mas não se deixou esmorecer pela certeza íntima de algo superior na eternidade.

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
20/12/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

ARRINGTON French L; STRONSTAD Roger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Lição 12 - A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte - 4° Trimestre De 2021


 (Texto Áureo) “E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal. ” (II Coríntios 4.11)

“E assim nós, que vivemos, ” O apóstolo Paulo usa essa expressão para se referir aos cristãos gentios “ nós, que vivemos”. Por que em noutro tempo eles andavam segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência (Efésios 2:2), ou seja, no passado estávamos mortos em nossas ofensas e pecados. Porém, Deus que é riquíssimo em misericórdia nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; (Efésios 2:5,6). Afinal Cristo disse: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância (João 10:10). O Apóstolo do amor acrescenta ainda: “Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada” (1 João 1:2)

“...estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, ” Essa deve ser a condição de todo o cristão que vive nesse mundo. Ser entregue a morte significa renunciar a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (1 João 2:16), ou seja, renunciar a si mesmo, as próprias vontades e desejos segundo a carne, pois, fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida (Romanos 6:4). Olhando para o lado pessoal de Paulo, ele queria dizer que o mesmo tipo de sofrimento que provocou a morte de Jesus estava presente em seu corpo. Então, pelo fato de Jesus ter morrido por ele, Paulo estava constantemente disposto a arriscar a vida por Jesus e pelo que Ele morreu — a salvação das almas perdidas. Os açoites e apedrejamentos deixaram cicatrizes, de forma que Paulo podia dizer: “Trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus” (Gálatas 6.17).

“...para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal. ” O testemunho que Paulo deu a juízes, governadores e reis mostrou a vida de Cristo presente em sua carne — seus corpos mortais (sujeitos à morte). Mais tarde, Paulo escreveu aos romanos: “Como está escrito [Salmos 44.22}: Por amor de ti [de Deus] som os entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Romanos 8.36,37). Ainda que a morte estivesse trabalhando dessa forma em Paulo por causa das dificuldades e perseguições que enfrentava, ao mesmo tempo ele era encorajado, porque por ele o Espírito ministrava vida aos que aceitavam a mensagem do Evangelho. “Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos “ (2 Coríntios 4:10)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
14/12/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas das igrejas e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Os Cristãos devem celebrar o Natal?


O que a Bíblia diz sobre o Natal?

Muitos cristãos não celebram o Natal baseando-se nos seguintes argumentos:

  1. A Bíblia não ordena que cristãos celebrem o Natal ou proíbe mesmo;
  2. Não existe indicação de que os primeiros cristãos celebravam o Natal;
  3. Jesus não nasceu em dezembro;
  4. Atualmente o Natal é uma celebração do materialismo;
  5. A celebração popular do Natal tem origem em festas pagãs, assim como elementos associados, como a árvore de Natal;
  6. Árvores de Natal são proibidas nas Escrituras, em passagens como Jeremias 10:2-4, Isaías 44:14-15 e Jeremias 3:13;
  7. Papai Noel é um mito que tira o foco de Jesus.

Abaixo o Pastor Ciro Sanches Zibordi apresenta dez razões para celebrar o Natal:

Natal: celebre-o com alegria!

1. O glorioso Natal do Senhor Jesus foi mencionado pelos profetas do Antigo Testamento, como Isaías (7.14; 9.6), Miqueias (5.2) e outros. Por que ignoraríamos um evento tão importante, mencionado por Deus, através de seus profetas, centenas de anos antes de acontecer?

2. Quando Jesus nasceu, em Belém de Judá, um anjo de Deus, cercado do resplendor da glória do Senhor, apareceu a alguns pastores de Belém de Judá e lhes disse: "eis aqui vos trago novas de grande alegria" (Lc 2.10). O Natal de Cristo trouxe alegria ao mundo, e não tristeza! E nós, que somos salvos e conhecemos o verdadeiro significado do Natal, devemos nos alegrar ainda mais com a lembrança desse glorioso acontecimento!

3. A celebração do nascimento de Jesus é incentivada pelo Novo Testamento. Ela não foi inventada por povos pagãos que viveram antes de Cristo nem instituída pelo romanismo. Este apenas estabeleceu a data para a celebração: 25 de dezembro. Mas, em Lucas 2.13,14, vemos que uma multidão dos exércitos celestiais já havia celebrado o Natal. Na mesma noite do nascimento do Senhor, os aludidos pastores de Belém visitaram o Menino e voltaram "glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto" (Lc 2.20). Cerca de dois anos após seu dia natalício, o Menino recebeu a visita de magos do Oriente, que também o adoraram e lhe ofertaram dádivas (Mt 2.1-16).

4. Logo após o nascimento do Salvador, os numerosos anjos que celebraram o Natal disseram: "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!" (Lc 2.14). Aproveitemos, pois, a grande oportunidade de, além de glorificar a Deus pelo Natal de Cristo, também mostrar aos que estão à nossa volta que Ele veio ao mundo para trazer a paz (Jo 14.27) e o conhecimento da boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1,2).

5. O Natal de Cristo é a celebração da encarnação do Verbo de Deus, que habitou entre os homens para revelar a sua glória, "como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (Jo 1.14). Se Ele não tivesse nascido, não teríamos o conhecimento do glorioso plano salvífico de Deus e estaríamos todos perdidos.

6. Ao amar o mundo de maneira indescritível, o Deus de toda a graça nos deu o seu Filho Unigênito (Jo 3.16), o qual, também por amor, morreu pelos nossos pecados (Rm 5.8). Diante desses fatos, não há necessidade de mandamento específico para celebrarmos o Natal de Cristo, pois a nossa maior motivação para fazer isso é o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5.5).

7. Jesus veio ao mundo na "plenitude dos tempos", isto é, quando tudo estava preparado para uma propagação em massa do Evangelho (Gl 4.4). No século I, havia muitas estradas pavimentadas, conhecimentos amplos sobre navegação e uma língua falada em todo o Império Romano (o grego koiné). Além disso, o mundo estava em paz, imposta pelo imperador: a pax romana. Hoje, nós que temos melhores recursos tecnológicos do que os primeiros cristãos, não podemos deixar de anunciar que Cristo nasceu "para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos" (v.5), e salvar "o seu povo dos seus pecados" (Mt 1.21).

8. A obra redentora de Cristo abarca a sua gloriosa encarnação, a sua morte vicária e a sua ressurreição para nossa justificação. Todos os seus feitos devem ser celebrados pela Igreja, a começar pela sua encarnação (1 Tm 3.16). Já pensou se Cristo não tivesse nascido? Ele também não teria sido crucificado. E, se Ele não tivesse morrido sacrificialmente, também não teria ressuscitado (1 Co 15.3,4). Aproveitemos, pois, esse mês de dezembro, em que o mundo fala de Natal, sem conhecer o seu real sentido, para glorificarmos a Cristo, em público, por sua obra completa.

9. Sabemos que o espírito do Anticristo e o mistério da injustiça já operam no mundo (2 Ts 2.7). E, por isso, o movimento cristofóbico e anticristão cresce, não só nos países de maioria muçulmana. No Ocidente, homens desprovidos da graça do Senhor e de seu conhecimento estão querendo apagar o nome de Jesus da face da terra. E uma das maneiras de fazer isso é, sob a égide do Estado laico, proibir a celebração do Natal de Cristo. Sendo assim, o cristão que se preza não tem receio ou vergonha de celebrar o nascimento do Salvador em público, mediante cantatas, peças e mensagens pelas quais confessa que "Jesus Cristo veio em carne", ao contrário do espírito do Anticristo, que quer negar isso a todo custo (1 Jo 4.3).

10. A mensagem do Menino Jesus é tão importante, que no último livro da Bíblia (que prioriza as coisas futuras e a consumação de tudo) ela é mencionada: "E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono" (Ap 12.5). É claro que essa passagem é simbólica, e a mãe do Menino, aqui, alude a Israel, e não a Maria. Entretanto, trata-se de mais uma referência à gloriosa encarnação do Verbo, que deve ser celebrada e proclamada por todos os cristãos da face da terra.

Sab, 16/12/2017 por Ciro Sanches Zibordi

Então, crente deve ou não deve celebrar o Natal?

Para os cristãos há liberdade para comemorar o Natal e para não comemorar o Natal, e é uma questão de consciência. A Bíblia diz em Romanos 14:5 que: "Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente ".

O apóstolo Paulo conclui o pensamento dizendo em Romanos 14:22: "Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova ".

Você celebra o Natal no dia 25? Faça isso para a glória de Deus. Você prefere não celebrar nesse dia? Glorifique a Deus nisso.

Qualquer que seja a sua convicção, o importante é abençoar as pessoas não só nesta época mas durante o ano todo. Dar as boas notícias de que Jesus veio, nasceu, morreu e ressuscitou para nos salvar tem que ser sempre e não só em dezembro!

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/11/2021

Fontes:

http://www.cpadnews.com.br/blog/cirozibordi/apolog%C3%83%C2%A9tica-crist%C3%83%C2%A3/220/natal:-celebre-o-com-alegria!.html

https://www.respostas.com.br/cristaos-devem-celebrar-o-natal/

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

HISTÓRIA DO DIA DA BÍBLIA



Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.

Thomas Cranmer foi o Arcebispo de Cantuária (Canterbury), Sé Principal da Igreja da Inglaterra, durante os reinados de Henrique VIII de Inglaterra e Eduardo VII de Inglaterra. A ele é creditada a autoria dos dois primeiros volumes do Livro de Oração Comum (1549 e 1552), o qual estabeleceu a estrutura básica da liturgia Anglicana por séculos e influenciou a língua inglesa. Foi uma importante figura da Reforma Protestante na Inglaterra. Foi um dos primeiros mártires anglicanos; queimado em 1556 a mando da Rainha Maria I, em nome da Igreja Católica Apostólica Romana.

O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.


https://voltemosaoevangelho.com/blog/2017/03/thomas-cranmer-biografia-e-enfases-teologicas-reforma-500/

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Estátua em praça da ONU chama atenção por ter semelhança com a ‘besta’ descrita na Bíblia


Uma estátua de madeira feita por artesãos mexicanos, e que foi instalada na praça das Nações Unidas em Nova York, tem chamado a atenção das pessoas, principalmente evangélicos, pelo fato do monumento “Guardião da Paz e Segurança Internacional” ter semelhança a um trecho de Apocalipse, em que descreve a “besta”.

O monumento, que é um alebrije (uma escultura de arte folclórica e um guia espiritual), foi instalado na praça das Nações Unidas no início de novembro e tornou-se o símbolo guardião da paz e segurança internacional para os anos de 2021 e 2022 no Conselho de Segurança da ONU. Ele foi feito por artesãos da cidade de Oaxaca, no México.

Na época, a estátua foi apresentada ao público pelo embaixador mexicano Juan Ramón de La Fuente, Representante Permanente do México junto às Nações Unidas. Segundo La Fuente, o monumento foi enviado pelo Governador de Oaxaca para fortalecer a presidência do México durante o mês de novembro no Conselho de Segurança da ONU.


SEMELHANÇA COM A BESTA

No entanto, o assunto tomou conta das redes sociais nesta semana sobre a semelhança do monumento com uma descrição da Bíblia. Isso porque, a estátua é semelhante a um leopardo, os pés como os de urso e boca como de leão.

Essas mesmas descrição se encontram no livro de Apocalipse 13:2, que descreve a “besta” profetizada nos últimos dias.

“A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha pés como os de urso e boca como a de leão. O dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade”, diz o trecho bíblico.

A imagem foi publicada nesta semana pela Missão do Brasil junto à ONU, para parabenizar a Missão do México pela presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas em novembro. Logo, seguidores reconheceram a semelhança da estátua com o texto bíblico. “Faz parte desse grande complô para implementar a nova ordem, chegada do anti-Messias”, comentou um seguidor na postagem.

“Que loucura, porém não é coincidência! E está acontecendo agora, na frente de seus olhos. O anticristo já tem uma cadeira dentro da ONU. Já já ele se manifesta oferecendo PAZ ao mundo! Se não acredita, aguarde! E aí, ainda duvida que Cristo está às portas?”, questionou o missionário Chileno Vergara, e continuou: “Tudo o que a ONU apoia, questione! Seja em questões de saúde, social ou no que for! Se eles apoiam, saiba que não é em favor de você, seguidor de Cristo”, afirmou ele.


ANTICRISTO

O Pastor evangélico Antônio Júnior, um dos mais conhecidos líderes religiosos do Brasil, comentou nesta sexta-feira (03/12), a respeito do monumento “Guardião da Paz e Segurança Internacional”. Antônio também enfatizou a semelhança com o texto bíblico de Apocalipse e deu instruções aos seus seguidores.

“Quando disserem paz e segurança, eis que sobreviverá à grande destruição, mas se você conhece a palavra de Deus e está com seus olhos fixos em Jesus, não há o que temer, porque Jesus cuidará de você e te protegerá. Eu sei que muitas pessoas têm medo do livro de Apocalipse, porque elas leem fora de contexto e sem entender que boa parte dos relatos de João são simbólicos”, introduziu ele.

“Ou seja, não haverá monstros com várias cabeças e chifres cuspindo fogo em todo mundo e sim figuras humanas que receberam poderes do diabo para dominar o mundo e fazer mal à humanidade. Que nós sabemos que o anticristo pode se revelar ao mundo a qualquer momento, mas nós que amamos ao Senhor e servimos a Ele de todo o coração, não temos que ver os acontecimentos dos últimos dias como algo trágico ou assustador, mas sim como o tempo em que Jesus voltará e derrotará o inimigo de uma vez por todas”, finalizou ele.


por Thalis Silva/Portal do Trono

foto: Missão da ONU no México

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Lição 11 - O Zelo do Apóstolo Paulo pela Sã Doutrina - 4 Trimestre De 2021



“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. ” (I Timóteo 4.16)

“Tem cuidado de ti mesmo...” A preocupação com a vida pessoal envolve aspectos relevantes. O obreiro precisa ter cuidado com a sua integridade moral e espiritual: deve ser íntegro. Essa palavra quer dizer: inteiro, completo; perfeito, exato; reto, imparcial, inatacável (Dicionário Aurélio). Integro é o líder que faz o que diz e diz o que faz; é o que dá testemunho dentro e fora de casa; dentro e fora da igreja; na presença ou na ausência dos liderados (cf. Mateus 5.37; Tiago 2.12). Nesse cuidado consigo mesmo, o obreiro precisa ter cuidado com sua saúde. O apóstolo João, escrevendo a seu amigo Gaio, desejou-lhe saúde (3 João 2). No que cabe a si, o líder deve obedecer aos princípios bíblicos e científicos no cuidado com a saúde: oração, boa alimentação, repouso, exercício, atitude mental correta, evitar o estresse, a tensão emocional. Pesquisas mostram que os pastores são submetidos a tensões fora do com um, e são acometidos de doenças cardiovasculares, nervosas ou psicossomáticas. O zelo por si mesmo, pela sua mente e pelo seu corpo contribui para que o obreiro tenha melhores condições emocionais e físicas no desenvolvimento de sua missão.

“...e da doutrina; “ Cuidar da doutrina diz respeito a zelar pela ortodoxia, que se refere à manutenção das “sãs palavras” (2 Timóteo 1.13) o prefixo orthos e significa “aquilo que é direito, reto, certo”. Já a falsa doutrina é heterodoxa, porque ensina “doutrina diferente, falsa que nada tem com a genuína doutrina de Cristo”. Heterodoxia é um termo grego que dá o sentido de “opinião diferente; oposição aos padrões. Paulo apela ao bom senso pastoral de Timóteo para que ele enfrente com autoridade os falsos mestres e mantenha o modelo de tudo quanto foi ensinado acerca da genuína doutrina cristã. Em todas as cartas paulinas, há um cuidado em manter a sã doutrina ensinada por Jesus aos seus apóstolos, que passaram a ensinar a igreja do primeiro século.

“...persevera nestas coisas; “ Perseverar nestas coisas nos indica que o zelo por nós mesmos e o da doutrina deve ser constante: Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça (Eclesiastes 9:8); Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. (2 João 1:9)

“...porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. ” Paulo motiva Timóteo lembrando-o as consequências do trabalho episcopal “Salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”, porém, isso não quer dizer que a salvação é mediante o mérito do trabalho desempenhado, mas que a doutrina pregada dentro da ortodoxia: “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15), produz a fé que é necessária para a salvação. Pregar a sã doutrina também é reafirmar sua própria fé e contribui para que essa mesma fé brote nos ouvintes, mas é necessário perseverar para o cumprimento glorioso dessa salvação: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido ” (2 Timóteo 3:14). Aguardando a redenção do nosso corpo: E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo “(Romanos 8:23).

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/12/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

sábado, 4 de dezembro de 2021

Sociedade Bíblica do Brasil mobiliza campanha para distribuir 1 milhão de Novos Testamentos

Campanha quer distribuir Escrituras Sagradas no Dia da Bíblia de 2021

Publicado

  

em

 

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) acaba de lançar a campanha 1 milhão de pessoas com a Palavra. Cerca de 325 mil exemplares de Novos Testamentos já foram doados para serem distribuídos e a instituição quer alcançar a marca de 1 milhão de Escrituras para distribuir no Dia da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro.

Para participar da campanha, basta procurar a SBB mais próxima e adquirir os materiais. A cada dois exemplares adquiridos, que custam R$ 8,50, será acrescentado gratuitamente um exemplar da edição especial. O objetivo é que mais pessoas ao redor de todo Brasil possam ter um exemplar do Novo Testamento com Salmos e Provérbios no Dia da Bíblia. Para saber mais, acesse o site da SBB.

O Dia da Bíblia
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. É um dia especial, criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, junto ao Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

A SBB
Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tem a missão de “semear a Palavra que transforma vidas”. Trata-se de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem a populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

https://www.jmnoticia.com.br/sociedade-biblica-do-brasil-mobiliza-campanha-para-distribuir-1-milhao-de-novos-testamentos/

PASTOR ALCÍDES FÁVARO: DOUTRINA – USOS E COSTUMES

DOUTRINA – USOS E COSTUMES

Tito 2:1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.

Doutrina é o ensino bíblico normativo, terminante, final, derivado das escrituras, como regra de fé e prática para a Igreja, através de seus membros.

As doutrinas bíblicas são:

  1. Divinas – porque tem origem única em Deus;

  2. Universais – Tem validade em todos os tempos e lugares;

  3. Imutáveis – Não podem ser omitidas ou alteradas.

Os Costumes são formas de expressão de porte, postura ou comportamento pessoal, grupal ou congregacional. 

Os Costumes são: Humanos, regionais, temporais, influenciados por etnias, tradições, religiões, seitas, crendices, individualismo, ignorância, folclore, existencialismo, estrangeirismo, modismo, etc. Os costumes gerados pela boa doutrina bíblica agradam a Deus e os maus costumes gerados pelo mundanismo, por certos crentes, solapam a doutrina bíblica porque são imorais, impróprios e condenáveis.


  1. ISRAEL E SEUS COSTUMES:

1) Deuteronômio 7:6 Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.

Povo Santo significa um povo separado para Deus, um povo que pertence a Deus; um povo separado do mundo; e isto, inclui os costumes deste povo (diferente dos costumes do Egito), portando, povo diferente no sentido espiritual, moral e social.

2) Levítico 20:23 E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.

Deus quis dizer: não andeis nos costumes reprováveis, práticas, usos, trajes, condutas, comportamento social e religiosos, etc.

3) Atos 13:18 E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos.

Deus não aceitou os seus costumes, apenas suportou, exatamente porque eram os costumes mundanos e reprováveis dos egípcios na área social, moral e espiritual que os israelitas estavam envolvidos.

4) Êxodo 33:6 Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.

Atavios corresponde a adornos supérfluos, desnecessários, porque se houvesse necessidade deles, Deus teria feito que todos nós já nascêssemos com eles desde o interior de nossa mãe.
Atavios corresponde a pendentes nas orelhas, colares ou correntes no pescoço, pulseiras nos braços, correntinhas nos tornozelos, etc. Depois que os israelitas tiraram os atavios, Deus falou com Moises cara a cara a coluna de nuvem foi vista por todos eles.

5) 1 Coríntios 10:11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

Portanto, meus amados irmãos, não façamos como eles, porque senão cairemos da Graça e receberemos a justa punição.


  1. USOS E COSTUMES NA IGREJA DE CRISTO.

1) 1 João 2:15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

O mundo e a igreja são dois grupos diferentes. O mundo pertence a Satanás e a igreja a Jesus Cristo. O espírito de rebelião opera no mundo com toda a sorte de pecados. Portanto, a igreja de Jesus Cristo deve separar-se dos costumes e usos do mundo.

2) Tiago 2:12 Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

Entendemos então que temos a liberdade com lei e a liberdade sem lei. A lei da liberdade é a lei do amor de Deus e a lei sem liberdade é a lei do “tudo faço”, que não é pecado.

3) Romanos 8:2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

Quem quiser permanecer no pecado e na morte, é só permanecer fora da lei do espirito e vida em Cristo Jesus.

4) Romanos 13:10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

O amor de Deus envolve obediência irrestrita, com renuncia total dos costumes dos usos do mundo. Os maus costumes geram liberdade sem lei, que é a lei do pecado e da morte. A salvação envolve libertação total, não existe meio salvo e meio liberto. Ou é salvo, ou é perdido.

  1. EXEMPLOS DE MAUS COSTUMES

  1. Roupas transparente, provocando sensualidade e concupiscência.

  1. Roupas curtas, mostrando partes pudicas do corpo.

  1. Pendentes: pulseiras de braço, correntes de pescoço, brinco ou argolas para orelhas, correntinhas de tornozelos, etc.

  1. Desenhos e inscrições indecorosas nas roupas ou camisetas.

  1. Roupas apertadas para homens, colocando sua forma genitália a vista é escândalo, é safadeza pura.

  1. Cortes de cabelos escandalosos para homens, são os que querem aparecer a qualquer preço ao seu público alvo, porém a igreja é o público alvo do Senhor Jesus.

  1. Rosto coberto com barba, seria uma modificação da nacionalidade; são judeus, árabes, marroquinos? Por que?

  1. Cavanhaques, desenhados ou não, longos ou curtos, seria imitação de ímpios, dos atores, dos homossexuais, de quem é esta marca? Estou falando do movimento hodierno do Brasil. É puro modismo.

  1. Mulheres como cabelos de homens, homens com cabelo de mulheres, será que eles querem mudar de sexo?

  1. Maquiagem pesada, modificação completa da personalidade, novo visual para agradar a quem? se for para agradar ao marido ou a outros homens, isto diz claramente que todos estão no “barco furado”, que mais tarde os levará a outras situações piores, do desrespeito, separação, adultérios, arrumação de amantes, etc. Beleza artificial não é “beleza”, é feiura diabólica! Cada um é o que é fique como Deus o fez, não imite, não invente, não falsifique a si mesmo, não seja seguidor do mundo sem Deus.

  1. Tatuagens, piercing, sejam em homens ou mulheres, não são as marcas de Cristo, mas marcas mundanas do inferno, que tem dado grande lucro aos comerciantes do ramo.

  1. Modismos na mídia estão em voga: metade dos seios das atrizes e até mulheres que se dizem crentes, estão a vista, vestidos curtíssimos e apertados, é uma insinuação para homens: como masturbação, fornicação até adultério. Pobre daqueles irmãos e irmãs que estão se alimentando todos os dias desta podridão de pecado. Não é sem motivo que são vazios, espiritualmente falando, e ainda se tornam os grandes murmuradores na igreja. Um abismo chama outro grande abismo é o que diz a Bíblia.

  1. Revistas perniciosas de pornografia e nudismo, nas bancas de jornais e livrarias estão lotadas e são os produtos mais comprados especialmente por jovens. Leiamos a Bíblia e meditemos na revista da Escola Dominical para alimentar nossas almas a cada dia. A vida com deus é melhor.

  1. Linguagem chula, gírias, piadas sujas, palavrões que certamente devem ser excluídas da vida de muitos crentes.

  1. Bebidas alcoólicas, jogos de azar de qualquer espécie, devem ser abolidos terminantemente das vidas de quem se diz salvo por Jesus Cristo.


  1. CAUSAS DOS MAUS USOS E COSTUMES

1) Falta de maturidade cristã – você fica bonita, mais sexy, todo mundo faz, é assim a moda agora. Para o homem tomar um “trago” não faz mal. Fumo só um cigarro por dia, etc.

2) Falta de Realidade: pode ser psicose, esquizofrenia ou demonismo.

3) hipocrisia espiritual: só basta o nome de crente, é status social agora, virou modismo para muitos.

4) Pode ser não convertido: Está na igreja, mas a igreja nunca entrou nele. Ainda não nasceu de novo. Não é salvo.

5) Bloqueio ou obliteração espiritual: vai se esquecendo aos poucos das verdades bíblicas, troca o certo pelo errado.

6) Insensibilidade com a Palavra de Deus: Nenhuma mensagem pregada é para ele, não acredita mais nos dons do Espirito santo, nem tão pouco na segunda vinda de Cristo para arrebatar a igreja.


CONCLUSÃO

1) 1 João 5:4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

2) 1 João 2:20 E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas.

3) 1 João 3:3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

4) 2 Pedro 3:18 Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. 

5) 2 Coríntios 13:11 Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.

Obedeçamos a sã Doutrina, vamos permanecer naquilo que nós temos aprendido e os bons costumes serão cultivados de um modo normal em nossas vidas. Nós não podemos deixar de viver nesta sociedade corrupta e imoral mas podemos ser o sal da terra e a luz do mundo como disse Jesus, Nosso Senhor.

Divulgador da Verdade Jun/jul/2007

Pastor Alcídes Fávaro

Presidente do Campo Eclesiástico do Ipiranga e da COMOESPO

Reedição Mai/2016
Evangelista Deivy Ferreira Paniago Junior
Dirigente da Congregação de Planalto - Andradina SP