Páginas

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Fase de Transição: Regras a partir de 17 de agosto até 1º de novembro.

Governo de São Paulo tem uma estratégia para retomar com segurança a economia do estado durante a pandemia do coronavírus

17 DE AGOSTO A 1º DE NOVEMBRO

Fim das restrições de horário
para comércio e serviços

Ocupação de até 100% nos estabelecimentos

Obrigatório o distanciamento de 1 metro

Aglomerações continuam proibidas

Obrigatório o uso de máscara
em todos os ambientes

Protocolos de higiene devem ser
seguidos de acordo com o Plano SP

Prefeituras possuem autonomia para
determinar medidas mais rigorosas em suas cidades

Lição 9: O reinado de Joás – 3 Trimestre de 2021


(Texto Áureo) "Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. " (Provérbios 3:3,4)

“Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ” Esse trecho bíblico incentiva a honestidade usando dois termos: (1) Benignidade: o termo hebraico kesed, traduzido como “benignidade” é também traduzido frequentemente como “misericórdia” A versão RSV em inglês frequentemente traduz a palavra como '‘amor constante”. A palavra hebraica era anteriormente usada “para denotar a atitude de lealdade e fidelidade que cada uma das partes em uma aliança deveria observar”. Da parte de Deus ele determina em seu amor incontestável manter o seu compromisso benigno com a nação da sua aliança, apesar da apostasia do povo; desse modo, a sua hesed se toma um amor imerecido, a sua “benignidade”. Da parte dos homens é a lealdade à sua aliança expressa através da obediência e dos atos de misericórdia e compaixão em relação aos seus companheiros. (2) Fidelidade (Gg Pistis) é a característica da pessoa que é fiel, que não trai alguém, que não desvia recursos ou, ainda, que não se esquiva de um princípio importante. Ela materializa-se em lealdade constante e inabalável a alguém com quem se está unido por promessa, compromisso ou convicções. É uma das partes do Fruto do Espírito (Galatas 5.22), que significa uma convicção inabalável de que certos valores são inegociáveis na vida, ainda que se corram sérios riscos e que se possa ter perdas financeiras, de reputação ou mesmo da vida para mantê-los:  “A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e, contudo, não muda” (Salmos 15:4). A fidelidade não se dá apenas na presença da parte interessada ou quando ninguém está vendo. Ela é uma característica que acompanha o sujeito em qualquer lugar ou situação. “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo” (2 Timóteo 2:13). A fidelidade enobrece a alma da pessoa e ainda faz com que a pessoa seja benquista e respeitada em todos os lugares, pois o Senhor faz com que o caminho do justo seja todo plano (ver Isaías 26.7). A maior honra de que somos capazes neste mundo é gozar da benignidade e da fidelidade de Deus.

“...ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. ” Essas duas expressões nos exortam a jamais esquecermos da benignidade e da fidelidade. “Atar ao pescoço” segundo Adam Clarke quer dizer mantenha os sempre a vista, enquanto “escrever nas tábuas do coração” pode também significar “escreva-os na tábua da tua mente”. A alusão é às tábuas do decálogo, e a ordem (Deuteronomio. 6:8, 9) para escrever os preceitos divinos nas mãos e na testa, portas e portões (os posteriores filactérios, etc.). Deus trabalhou sozinho para esculpir e gravar as duas primeiras tábuas dos mandamentos, mas, depois do pecado de Israel, houve necessidade de que o homem passasse a ter de colaborar com o processo, cinzelando as duas outras que substituíram as primeiras.   Deus pediu a Moisés que este esculpisse e trouxesse as duas novas tábuas de pedra.   Deus pediu ao homem novas tábuas onde queria escrever Suas palavras, assim como Ele pede que Lhe entreguemos os nossos corações: “Então aspergirei água pura sobe vós, e ficareis purificados de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.   Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra, e vos darei coração de carne.  Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis…”  (Ezequiel 36: 25-27) “Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.   E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus…”  (II Coríntios 3: 2-4)

 “E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. “ Para nos encorajar nisto, nós somos assegurados (v. 4) de que esta é a maneira de nos recomendar, tanto para o nosso Criador como para as criaturas, nossas companheiras: 1. Um homem bom busca a graça de Deus, em primeiro lugar, ambiciona a honra de ser aceito pelo Senhor, e fazendo isto achará esta graça, e com bom entendimento; Deus o usará nas suas mãos, ao máximo, e aplicará uma interpretação favorável ao que ele diz e faz. Ele será reconhecido como um dos filhos da Sabedoria, e será elogiado na presença de Deus, como alguém que tem um bom entendimento - algo que é atribuído a todos os que obedecem aos seus mandamentos. 2. Ele deseja alcançar a graça também entre os homens (como Cristo, Lucas 2.52), ser aceito pela multidão dos seus irmãos (Ester 10.3) - e conseguirá isto; eles o entenderão corretamente, e nas suas atitudes para com eles, ele parecerá ser prudente, agirá com inteligência e critério. Ele terá sucesso (assim alguns traduzem), que é o resultado comum do bom entendimento.

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/08/2021

Fontes:

POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

BORTOLATO, Jose Francisco. Deuteronômio – VIII – Deus pede nossa tábua do coração. 19/9/2014. Disponivel em: <fbortolato.com/deuteronomio-viii-deus-pede-nossa-tabua-do-coracao/> Acesso e, 26/8/2021.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

LIÇÕES BÍBLICAS DE ADULTOS - 4º trimestre de 2021

 LIÇÕES BÍBLICAS DE ADULTOS

4º trimestre de 2021

Tema:
O Apóstolo Paulo: Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo

Comentarista: Elienai Cabral

Sumário
Lição 1 - O Mundo do Apóstolo Paulo 
Lição 2 - Saulo de Tarso, o Perseguidor 
Lição 3 - A Conversão de Saulo de Tarso 
Lição 4 - Paulo, a Vocação para Ser Apóstolo 
Lição 5 - “Jesus Cristo, e Este Crucificado” – A Mensagem do Apóstolo 
Lição 6 - Paulo no Poder do Espírito 
Lição 7 - Paulo, o Plantador de Igrejas 
Lição 8 - Paulo, o Discipulador de Vidas 
Lição 9 - Paulo e sua Dedicação aos Vocacionados 
Lição 10 - Paulo e seu Amor pela Igreja 
Lição 11 - O Zelo do Apóstolo Paulo pela Sã Doutrina 
Lição 12 - A Coragem do Apóstolo Paulo diante da Morte 
Lição 13 - A Gloriosa Esperança do Apóstolo 



Sobre o Comentarista:
O renomado pastor Elienai Cabral será o comentarista da lição do 4° Trimestre 2021 da editora  CPAD. A lição irá abordar a vida e ministério do apóstolo Paulo, considerado o apóstolo dos gentios. Ao todo, Elienai Cabral irá comentar 13 lições.

Diferente  da lição do 3º trimestre de 2021, da editora CPAD, comentada pelo Claiton Ivan Pommerening, que foi alvo de duras críticas por parte da Assembleia de Deus em Abreu e Lima (PB), a lição comentada pelo pastor Elienai Cabral tende a não ter questionamentos por parte de lideranças das Assembleia de Deus no Brasil. Trata-se de um líder evangélico conceituado e respeitado em todo o Brasil.

Cabral é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, Autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Lição 8: Naamã é curado da Lepra - 3 Trimestre de 2021.


(Texto Áureo) “Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado”. (2 Reis 5:14)

Naamã: um nome comum na Síria, significa “benevolente”. Ele é descrito como um grande (importante) homem, muito respeitado, um homem consistente. Era um homem muito importante (V.1) ocupava uma posição elevada que lhe permitiu associar ao rei; como tidos em alta estima (v.1) foi influente e respeitado por todos, até mesmo o rei; como bravo guerreiro (v.1) que possuía terras e propriedades cujo comportamento, a riqueza pessoal e do valor é destinado a um alto cargo no serviço militar de seu país. Como chefe do exército (v.1) levou a Síria de vitória em vitória sob a soberania de Jeová. Porém, em meio toda à grandiosidade de Naamã, esse homem possuía um infortúnio, era leproso.

Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; ” Naamã não recebeu do profeta a atenção que acreditava que merecia devido a sua posição social. Ele chega a dizer: “Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. ” (V.11). Não há quem goste de descer, todos gostam de subir. Ninguém será restaurado se não descer! A cura somente aconteceu porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4.6). Somente obedece por conta da sugestão dos seus próprios servos: “Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado ” (V.13). A reprovação dos seus servos foi muito modesta e respeitosa. Eles o chamam de Pai. Pois os servos devem honrar e obedecer a seus senhores com um tipo de afeição filial. Ao reprovarmos ou aconselharmos, nós devemos fazer com que pareça que isso venha do amor e da verdadeira honra, e que pretendemos não a repreensão, mas a restauração. A insatisfação de Naamã também se deu sobre o local que ele iria mergulhar, o rio Jordão. Sobre isso ele menciona: “Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado” (V.12). Abana e Farpar são rios que regavam Damasco, os quais logo depois formam um, chamado pelos geógrafos de rio dourado. De que maneira desprezível ele fala de todas as águas de Israel, embora Deus tenha chamado a terra de Israel de a glória de todas as terras, e especificamente por seus rios de água (Deuteronômio 8.7). Observamos que Deus não estava interessado na análise lógica de Naamã, mas apenas em sua obediência. Ele teria que mergulhar sete vezes, Sete possui na bíblia um simbolismo de um número perfeito. A cura aconteceu conforme a palavra do homem de Deus inspirado. “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade. ” (1 Reis 17:24)

“...e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado”. Considerando que o profeta lhe ordenara que se lavasse no Jordão sete vezes, ele mergulhou, tão ligeiramente quanto pôde. Deus se agradou de honrar a si mesmo e à sua palavra ao fazer com que aquilo se tornasse eficaz. E a sua carne tornou, como a carne de um menino, para a sua grande surpresa e alegria. Sua purificação pela água coloca uma honra na lei que se refere à limpeza de leprosos. Deus engrandecerá a sua palavra e, sobretudo, o seu nome: ‘’...louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome” (Salmos 138:2). Para Naamã, a cura foi possível porque ele, embora contrariado, agiu com obediência em fé ao que o profeta havia-lhe falado. Eliseu discerniu a necessidade do comandante para além da cura física. Ele precisava ir ao rio Jordão e dar um mergulho de humildade em obediência e fé. Tanto que, após a cura, ele prometeu que nunca mais ofereceria culto a nenhum outro deus, senão ao Senhor Todo-poderoso (2 Rs 5.17). 

Esse milagre de Eliseu foi ratificado por Jesus num dos seus discursos, quando explicou por que não faria milagres na sua terra. Diante dos olhos estupefatos das autoridades religiosas que duvidavam da sua messianidade, Jesus disse: “E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro” (Lucas 4.27).

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR

16/08/2021

Fontes:

POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

WISEMAN, Donald J. I e II Reis Introdução e Comentário- Serie Cultura Biblica. Vida Nova, 2006.

CEVALLOS, Juan Carlos; ZORZOLI, Rubén O. Comentário Bíblico Mundo Hispano. El Paso, Texas: Mundo Hispano, 2005.


terça-feira, 10 de agosto de 2021

Lição 7: O Ministério de Eliseu – 3 Trimestre de 2021


(Texto Áureo) E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. (2 Reis 3:11)

E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? ““O rei dos moabitas (Mesa), nessa época, era vassalo de Israel e pagava-lhe impostos. O rei de Israel era Jorão, irmão de Acazias, como a maioria dos reis de Israel foi um mau rei. O rei de Judá era Josafá, e este foi classificado como um bom rei, pois promovia a adoração a Deus. O outro rei era de Edom, e o texto não cita o seu nome. Josafá, filho de Asa foi um bom rei em Judá: “E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor” (2 Crônicas 20:32). Ele instituiu reformas administrativas, religiosas e jurídicas importantes para a organização e melhor funcionamento do povo de Deus, além de ter dado instruções para que os juízes agissem de forma justa e equânime em todos os julgamentos e questões. Para que isso acontecesse, ele percorreu pessoalmente várias regiões de Judá para organizar essas questões. Ele também cuidou para que terminasse a longa inimizade dos seus predecessores com o reinado de Israel. Para tal, casou o seu filho Jorão com Atalia, filha de Acabe. Josafá também se aliançou com Acabe, rei idólatra e rebelde contra Deus, para guerrear. Essas alianças foram uma falha contra a fidelidade de Deus, ao que foi repreendido pelo profeta Jeú: “Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao Senhor aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira de diante do Senhor” (2 Crônicas 19.2,3). A sua aliança com Acabe quase lhe custou a vida. Agora, ele também fez aliança com Jorão, o filho de Acabe, para lutar contra Moabe, como visto neste texto.  A diferença entre Jorão e Josafá foi que o primeiro culpou a Deus ao perceber o caos instalado no exército por falta de água (2 Reis 3.10) — um gesto de total desespero, como já era esperado de alguém que adorava ídolos e, supostamente, confiava neles. Uma das principais características de pessoas que colocam ídolos no lugar de Deus é que o desespero toma conta do coração em momentos de crise, pois os ídolos jamais dão segurança. Enquanto Jorão está desesperado, Josafá procurou uma resposta em Deus, solicitando “um profeta do Senhor”, o que demonstra a grande diferença de alguém que confia em Deus e sabe que somente Ele pode dar uma resposta em momentos de crise. Em números 12:6 está escrito: “Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. ”

“Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. ” Observe que um servo do rei de Israel sabia que ele estava ali enquanto o próprio rei não sabia. Provavelmente era um servo como Obadias fora para o seu pai Acabe, alguém que temia ao Senhor. A tal pessoa Eliseu se revelou, não aos reis. Eliseu era conhecido por grandes e pequenos, como Elias era e como também o era Samuel: E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor (1 Samuel 3:20). Seu nome significa “Deus é salvação". Eliseu era filho de Safate, de Abel-Meolá no Vale do Jordão. Sua família deve ter tido recursos consideráveis, pois quando Elias chegou para lhe fazer um convite, Eliseu estava arando com um par de bois e acompanhava outros onze grupos que também aravam. Embora ainda fosse muito jovem, ele aceitou sem demora o convite e demonstrou sua formação religiosa sacrificando os bois (1 Reis 19.16,19-21). O relatório que o servo dá de Eliseu é que era ele que deitava água sobre as mãos de Elias, isto é, fora seu servo e particularmente o atendia quando lavava as suas mãos. Que aquele que será grande aprenda a servir. Que aquele que crescerá tanto comece humilde.

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/08/2021

Fontes:

POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

domingo, 8 de agosto de 2021

Começou a Promoção, CPAD de Portas Abertas

cpad

Nos próximos dias 07 a 13 de agosto de 2021, no site cpad.com.br, também,em todas as lojas físicas da CPAD, acontecerá a mega liquidaçãoCPAD de Portas Abertas, com descontos de até 70% em todo catálogo (exceto para revistas de Escola Dominical, Bíblias Populares e Folhetos).

Em sua segunda edição neste ano, todas as filiais funcionarão normalmente em horário comercial, de segunda a sexta, das 9h às 18h e, aos sábados, das 09h às 13h. As filiais do Shopping Jardim Guadalupe (RJ) e Boulevard Shopping Vila Velha (ES), funcionarão de segunda a sábado, das 10h às 22h e,no domingo das 13h às 21h.

Lembrando que, embora estejamos vivendo um período difícil, com diversas restrições causadas pela pandemia do Coronavírus, todas as lojas obedecerão aos protocolos, conforme orientado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, respeitando a legislação municipal de cada localidade, a fim de oferecer a funcionários e clientes, total segurança em sua estada nas lojas. Não se esqueça de levar sua máscara.

As promoções começam no dia 07 de agosto e terminam no dia 13 de agosto. No site, os valores promocionais vão até às 23:59h do dia 13.

Anote os endereços das lojas, e veja a mais próxima de você:

CPAD - Maceió - AL
Rua Boa Vista, 185, Centro, CEP 57020-110
Segunda a sexta, das 9h às 18h e,sábados das 9h às 13h.
E-mail: maceio@cpad.com.br
WhatsApp: (82) 3512-0376 / 9-9675-9567

CPAD - Manaus - AM
Rua Barroso, 36, Centro, CEP 69010-050
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.manaus@cpad.com.br
WhatsApp: (92) 2126-6950

CPAD - Salvador - BA
Av. Antônio Carlos Magalhães, 4.009, Loja A, Pituba, CEP 40280-000
De segunda a sexta, de 9h às 18h e sábados de 9h às 13h.
E-mail: vendas.salvador@cpad.com.br
Tel.: (71) 2104-5300 / WhatsApp: (71) 9-9177-2825

CPAD - Brasília - DF
Setor Comercial Sul, Qd. 05, Bl. C, Loja 54, Galeria Nova Ouvidor, CEP 70305-918
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.brasilia@cpad.com.br
WhatsApp: (61) 2107-4761 / 2107-4757

CPAD - Vila Velha - ES
Rodovia do Sol, 5.000, Loja1.074, Boulevard Shopping, Praia de Itaparica, CEP 29103-900
Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos das 13h às 21h
E-mail: vendas.es@cpad.com.br
Tel.: (27) 3202-2723 / WhatsApp: (27) 9-9277-5806

CPAD - São Luis - MA
Rua da Paz, 428, Centro, CEP 65020-450
Segunda a sexta, das 8h30 às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.saoluis@cpad.com.br
Tel.: (98) 2108-8400 / WhatsApp: (98) 9-8179-8830

CPAD - Belo Horizonte - MG
Rua São Paulo, 1.371, Loja 23, Centro,CEP 30170-131
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendasbh@cpad.com.br
Tel.: (31) 3431-4000 / WhatsApp: (31) 9-7314-1426

CPAD - Recife - PE (Megastore)
Rua Imperatriz Tereza Cristina, 36, Boa Vista, CEP 50060-120
Segunda a sexta, das 09h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.recife@cpad.com.br
WhatsApp: (81) 2128-4750

CPAD - Curitiba- PE
Rua Senador Xavier da Silva, 450, Centro Cívico, CEP 80530-060
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.curitiba@cpad.com.br
Tel.: (41) 2117-7950 / WhatsApp: (41) 9-8713-8566

CPAD - Centro - RJ (Megastore)
Rua Primeiro de Março, 08, Centro, CEP 20010-000
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.rj@cpad.com.br
Tel.: (21) 2509-3258 / WhatsApp: (21) 9-9341-6369

CPAD - Niterói - RJ
Rua Aurelino Leal, 47, Loja A e B, Centro, CEP 24020-110
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.niteroi@cpad.com.br
Tel.: (21) 2620-4318 / WhatsApp: (21) 9-9552-1728

CPAD - Vicente de Carvalho - RJ
Av. Vicente de Carvalho, 1.083, Vicente de Carvalho, CEP 21210-000
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: varejo.vicente@cpad.com.br
Tel.: (21) 2481-2101 / WhatsApp: (21) 9-8358-1448

CPAD - Nova Iguaçu - RJ
Av. Governador Amaral Peixoto, 427, Loja 101, Galeria Veplan, Centro, CEP 26210-060
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.iguacu@cpad.com.br
Tel.: (21) 2667-1691 / WhatsApp: (21)9-9883-8884

CPAD - Guadalupe - RJ
Avenida Brasil, 22.155,Shopping Jardim Guadalupe, Guadalupe, CEP 21670-000
Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos das 13h às 21h.
E-mail: vendas.guadalupe@cpad.com.br
Tel.: (21) 3369-2487 / WhatsApp: (21) 9-8909-4938

CPAD – Natal - RN
Rua Manoel Miranda, 209, Alecrim, CEP 59037-250
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.natal@cpad.com.br
Tel.: (84) 3209-5650 / WhatsApp: (84) 9-8795-6613

CPAD - Porto Velho - RO
Av. Sete de Setembro, 1.040, Centro, CEP 76801-096
Segunda à sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: rondonia@cpad.com.br
Tel.: (69) 3229-8723 / WhatsApp: (69) 3229-2808

CPAD - Porto Alegre - RS
Rua General Vitorino, 58, Centro, CEP 90020-171
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: poa@cpad.com.br
Tel.: (51) 3224-0664 / WhatsApp: (51) 9-9542-8230

CPAD - São Paulo - SP
Rua Conselheiro Cotegipe, 210, Belenzinho, CEP 03058-000
Segunda a sexta, das 9h às 18h e, sábados das 9h às 13h.
E-mail: vendas.sp@cpad.com.br
Tel.: (11) 2198-2700 / WhatsApp: (11) 9-6571-5010

 https://cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/54896/vem-ai-cpad-de-portas-abertas.html

Por Luciene Saviolli / CPAD Web

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

O Plano Divino através dos Séculos (Mapa)

ibetelBaseado no livro O Plano Divino Através dos Séculos (N. Lawrence Olson - CPAD), este mapa lhe permitirá visualizar rapidamente o Plano de Deus desde a fundação do mundo até a consumação dos séculos dentro da visão Dispensacionalista, sempre com várias referências bíblicas em cada ilustração.

Clique na Imagem para o Download!

ou adquira o seu na link abaixo:

Terceira Viagem Missionária de Paulo


Texto Bíblico do Mapa: Atos 18:22  a 21:15

Síria
Antioquia - Atos 18:22-23

Tarso(Cilicia) - Não citado, porem no caminho.

Galácia e Frigia
Derbe, Listra, Icônio, Antioquia da Psidia - Atos 18:23

Ásia Menor
Éfeso - Atos 19:1

Esmirna e Pérgamo - Atos 19:10 (Não citadas diretamente)

Macedônia
Neapólis, Filipos, Anfípolis, Apolônia, Tessalônica e Beréia - Atos 20:1-2

Grécia
Atenas, Corinto - Atos 20:2-3

Macedônia
Beréia, Tessalônica, Apolônia, Anfípolis, Filipos e Neapólis - Atos 20:2-3

Mísia
Trôade - Atos 20:6 (Queda de Êutico)
Assos - Atos 20:13
Mitilene - Atos 20:14

Mar Egeu
Quios - Atos 20:15
Samos - Atos 20:15
Trógilio - Atos 20:15

Ásia Menor  /Ilhas do Dodecaneso
Mileto - Atos 20:15
Cós - Atos 21:1
Rodes - Atos 21:1
Pátara - Atos 21:1

Síria
Tiro - Atos 21:3
Ptolemaida - Atos 21:7

Israel
Cesaréia - Atos 21:8
Jerusalém - Atos 21:15


Segunda Viagem Missionária de Paulo


Texto Bíblico do Mapa: Atos 15:40  a 18:22

Síria(Antioquia) e Cilicia(Tarso) - Atos:15:41

Licaônia
Listra e Derbe - Atos 16:1 (Recrutam Timóteo)

Frígia(Icônio) e Galácia(Licaônia e Psídia) - Atos 16:6

Mísia(Não cita cidades) - Atos 16:7

Trôade - Atos 16:8 (Visão do varão da Macedônia)

Samotrácia e Neapólis - Atos 16:11

Macedônia
Filipos - Atos 16:12 (Lídia e o Carcereiro)

Anfípolis e Apolônia - Atos 17:1

Tessalônica - Atos 17:1

Beréia - Atos 17:10

Acaia
Atenas - Atos 17:15

Corinto - Atos 18:1

Ásia Menor
Éfeso - Atos 18:19

Israel
Cesaréia - Atos 18:22

Jerusalém - Atos 18:22

Síria
Antioquia - Atos 18:22

Primeira Viagem Missionária de Paulo


Texto Bíblico do Mapa: Atos 13 e 14

IDA
Síria
Antioquia - Atos 13:1

Chipre (Ilha)
Salamina - Atos 13:5
Pafos - Atos 13:1 (Elimas, o encantador)

Panfília
Perge - Atos 13:13 (João Marcos volta para Jerusalém)

Psidia
Antioquia - Atos 13:14 (Primeiro sermão de Paulo)

Frigia
Icônio - Atos 13:51

Licaônia
Listra - Atos 14:8 (Curam um coxo, são adorados como deuses e depois apedrejados)
Derbe - Atos 14:20 

VOLTA
Listra, e Icônio e Antioquia,- Atos 14:21
Psídia(Antioquia) e Panfília(Perge a Atalia) - Atos 14:24-25
Síria(Antioquia) - Atos 14:26

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Lição 6: O profeta Elias e Eliseu, seu sucessor – 3 Trimestre de 2021


(Texto Áureo) “Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. ” (2 Reis 2:9)

“Sucedeu que, havendo eles passado, ” A abertura milagrosa do rio Jordão foi o preâmbulo para a passagem de Elias para a Canaã celestial, como tinha sido para a entrada de Israel na Canaã terrena (v. 8). Ele devia ir para o outro lado do Jordão para ser transladado, porque lá era a sua terra natal e porque ele devia estar próximo ao lugar em que Moisés morreu, e para que assim a honra pudesse ser colocada na parte do país que era mais desprezada. Ele e Eliseu podiam ter cruzado o Jordão em uma balsa, como outros faziam, mas Deus iria engrandecer Elias em sua saída como fez com Josué em sua entrada, pela divisão deste rio (Josué 3.7). Como Moisés dividiu o mar com a sua vara, assim Elias dividiu o Jordão com seu manto, ambos, vara e manto, sendo os emblemas, os distintivos de seu ofício. Estas águas que antes cederam à arca da aliança, agora cederam ao manto do profeta, manto que, para aqueles que careciam da arca, era um sinal equivalente da presença de Deus. Quando Deus levar os seus fiéis para o céu, a morte é o Jordão que, imediatamente antes de sua passagem, eles deverão atravessar, e eles encontrarão um caminho através dele, um caminho seguro e confortável. A morte de Cristo dividiu as águas para que os resgatados de Deus possam passar. Onde está, ó morte, o teu aguilhão, a tua ferida, o teu terror?

“Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. ”  Na caminhada de Elias para encontrar-se com Deus, o profeta fez várias ofertas para que Eliseu deixasse-o sozinho, mas pode-se perceber a insistência e a determinação de Eliseu de permanecer junto de Elias, pois ele sabia que a hora final de Elias estava próxima (2 Reis 2.2,4,6). Por isso, três vezes Eliseu repetiu a frase ao pedido de Elias para que o deixasse: “Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei” Diante da firmeza de Eliseu, Elias não tinha alternativa a não ser deixá-lo ir junto. Eliseu sabia que a eficácia do seu ministério dependia de ele andar junto a Elias para aprender com ele e receber a sua unção. Elias, estando grandemente satisfeito com a constância da afeição e da atenção de Eliseu, lhe fez uma pergunta sobre o que ele deveria realizar para ele, que bênção deveria deixar para ele ao partir.

“E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. ” O pedido que Eliseu fez ao profeta Elias antes deste ser assunto aos céus é algo que merece uma reflexão à parte. Na verdade, esse pedido de Eliseu revela a nobreza da sua chamada. Diante de uma oportunidade única, Eliseu não teve dúvidas: pediu a porção dobrada do espírito de Elias. Eliseu tomou conhecimento daquilo que seu mestre fazia, e em outras ocasiões ele mesmo fora testemunha desses milagres. Ele não tinha dúvidas, queria aquilo para ele, só que em uma proporção bem maior. Deus se agradou do pedido de Eliseu como se agradara do pedido de Salomão (1 Reis 3.10). Em o Novo Testamento encontramos o apóstolo Paulo dizendo: “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja” (I Timóteo 3.1). Ele pede: (1) Pelo Espírito, não que Elias tivesse capacidade de conceder os dons e as graças do Espírito. Por essa razão ele não diz: “Dê-me o Espírito” (ele sabia muito bem que isso era dom de Deus), mas: “Peço-te que ele esteja sobre mim, intercede junto a Deus por mim nesse sentido”. Cristo disse a seus discípulos que pedissem o que quisessem, não alguma coisa, mas tudo, e prometeu enviar o Espírito, com muito mais autoridade e certeza do que poderia Elias. (2) Por seu espírito, porque ele deveria ser um profeta em seu lugar, continuar seu trabalho, para gerar os filhos dos profetas e encarar os inimigos deles, porque ele deveria encontrar as mesmas dificuldades e lidar com a mesma geração perversa, de maneira que, se ele não tiver seu espírito, não terá força suficiente para enfrentar a tarefa. (3) Por uma porção dobrada de seu espírito. Ele não quer dizer o dobro do que tinha Elias, mas o dobro do que o resto dos profetas tinha, dos quais não se poderia esperar tanto quanto de Eliseu, o qual tinha sido educado por Elias. E uma ambição sagrada procurar com zelo os melhores dons, e aqueles que nos tornarão mais úteis a Deus e a nossos irmãos. Note: Nós todos, tanto ministros quanto povo, temos que colocar diante de nós os exemplos de nossos predecessores, trabalhar a exemplo do espírito deles, e ser sérios com Deus buscando a graça que os conduziu em seu trabalho e os habilitou a cumpri-lo.

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
04/08/2021

Fontes:

POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

GONÇALVES, José. Porção dobrada – Uma análise bíblica, teológica e devocional sobre os ministérios proféticos de Elias e Eliseu. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Inscreva-se Gratuitamente para o Sorteio - O Novo Testamento Interpretado Versículo Por Versículo 6 Volumes

SORTEIO LIVRARIA ERDOS
O Novo Testamento Interpretado Versículo Por Versículo (6 Volumes)

Não perca esta oportunidade!
Inscreva-se agora para concorrer. (Clique na Imagem)

Inscrições até: 31/08/2021 : 23:59hs
Sorteio: 10/09/2021 : 15:00hs
CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO
SECAP/ME Nº 06.013966/2021
ibetel